Você sabia que existem dinossauros em Uberaba-MG?

0
2892

Você não entendeu errado! Existem dinossauros em Uberaba – mais precisamente em Peirópolis, um distrito rural do município mineiro que se localiza às margens da rodovia BR-262, a 20 km do centro da cidade. Peirópolis é considerada a Terra dos Dinossauros, mas não se assuste! O vilarejo recebeu esse título graças à enorme concentração de fósseis dos mais diversos tipos de vertebrados em suas imediações.

A5 (1)

Os primeiros fósseis foram encontrados em Peirópolis no início do século XX e, desde então, o distrito construiu sua história como sendo o Sítio Arqueológico mais importante do Brasil. Mas foi apenas no ano de 1992 que os moradores conseguiram um grande feito: a inauguração do Centro de Pesquisas Paleontológicas e Museu dos Dinossauros – antes disso, todos os fósseis eram enviados para serem estudados no Rio de Janeiro.

A criação do museu transformou a história de Uberaba e Peirópolis, se tornando uma grande região de turismo rural. Localizado no antigo prédio da estação ferroviária do distrito, calcula-se que cerca de 500 mil pessoas já visitaram o local que conta com fósseis que datam entre 65 e 80 milhões de anos. Anualmente, no mês de setembro, é realizada a Semana dos Dinossauros, evento de caráter científico, cultural, turístico e pedagógico.

Dentre as atrações do museu, destaca-se hoje o esqueleto fossilizado do crocodilomorfo do Cretáceo Superior Uberabasuchus terrificus – descoberto na região no ano 2000 e um dos mais completos do tipo já encontrado no mundo – que está exposto no museu ao lado de uma réplica do animal. O Uberabasuchus terrificus era uma espécie até então desconhecida e sua descoberta é considerada a principal da paleontologia brasileira.

uberaba

Logo na chegada ao museu, os visitantes já se deparam com uma enorme réplica de um dinossauro herbívoro, obra do artista e escultor Northon de Azevedo Fenerich. Na sala de exposição há dezenas de réplicas e ilustrações que, juntamente com os fósseis, mostram detalhes e características de cada animal, além de uma parede de vidro mostrando o laboratório onde são feitas as pesquisas e limpeza dos fósseis. No ano de 2014 foram adicionadas 6 novas réplicas ao exterior do edifício, uma dessas réplicas corresponde ao Uberabasuchus terrificus.

O maior dinossauro brasileiro também foi encontrado em Peirópolis, mais recentemente, e foi batizado de Uberabatitan ribeiroi. Fósseis de três indivíduos dessa espécie foram descobertos em 2004 durante a realização das obras da duplicação da rodovia BR-050.

Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro brasileiro já encontrado

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA