Você sabe o que é cliente oculto?

0
358

O cliente oculto é uma prática comum nas empresas para realizarem pesquisa de mercado ou até mesmo medirem o desempenho do seu próprio atendimento.

Teve inicio nos Estados Unidos, na década de 40, para avaliar a integridade dos funcionários, mas passou a ser difundido e ampliado seu uso após a internet.

PARA QUE?

Normalmente acontece quando uma corporação está analisando o lançamento de um novo produto ou serviço, a área de marketing contrata ou se passa por um cliente para conhecer os atributos dos seus concorrentes.

Também pode ser realizado para acompanhar os novos entrantes, as empresas que começaram a fornecer algo semelhante do que é ofertado por ela no segmento.

Assim como, os próprios donos das organizações ou gestores de áreas, contratarem os shoppers (quem realiza a procura pela compra) para medirem como está o seu atendimento.

COMO FUNCIONA

O cliente oculto pode ser realizado por terceiros contratados ou os próprios gerentes de produto – staff da empresa -, eles ligam ou comparecem as lojas que querem analisar para iniciarem sua pesquisa.

A tarefa é basicamente se passar por um cliente comum e perguntar sobre o produto ou serviço em questão, quais são seus atributos, preços, o modo que a empresa está vendendo, realizar reclamação e observar o atendimento, entre outras.

Então, caso você seja vendedor de algum produto ou prestar algum serviço, pode ser interessante realizar o cliente oculto e entender como os concorrentes estão vendendo e o que estão fazendo diferente de você.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA