Você conhece a Usina de Furnas em Itumbiara?

0
1642

O estado de Minas e Goiás compartilham a fronteira e algumas belezas, um exemplo delas é a Usina Hidroelétrica de Furnas. Localizada entre os municípios de Itumbiara e Araporã, no pontal do Triângulo Mineiro, a usina atua fornecendo energia desde 1981. A obra em si, começou em 74, tendo 6 anos de duração para ser construída, considerada uma das maiores do mundo na década de 80.

Sua capacidade de armazenamento é de 7,89%, esse valor corresponde ao volume represável nos reservatórios de Sudeste e Centro Oeste. A porcentagem que a Usina de Furnas corresponde ao Rio Paranaíba é de 20% do seu armazenamento de água.

Furnas é a 9ª maior usina do Brasil, e a maior dos estados de Minas Gerais e Góias. Por causa do reservatório, formou-se o Lago de Furnas, local que promove encontros de pescas esportivas do tucunaré. A orla do Rio Paranaíba também oferece como lazer o calçadão da Avenida Beira-Rio, tombada como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Usina de Furnas em ItumbiaraFurnasfurnas

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA