A verdade por trás do Halloween

0
456

Você já parou pra pensar de onde surgiu o Halloween e por que ele é celebrado do jeito que é, com fantasias e tradições assombrosas?

A origem do nome é da frase “All Hallow’s Eve”, que na tradução remete a véspera do “Dia de Todos os Santos”, que é celebrado pelos cristãos no dia 1º de novembro.

POR QUE SURGIU ESSA DATA

O começo da celebração é motivo de pesquisa dos historiadores desde o século 18, alguns identificaram como ponto de início um antigo festival pagão chamado de Samhain.

O Samhain – que significa “fim do verão” – começava no dia 31 e durava 3 dias, com fogueiras e abundância de comida, alguns acadêmicos indicam que nessa celebração era homenageado o “Rei dos Mortos”.

Nessa tradição, acreditava-se que as almas dos mortos voltavam para a casa de seus familiares para se alimentar e se aquecerem no calor das fogueiras.

No Brasil, o começo da celebração aconteceu por conta da popularização dos cursos de idiomas, que trouxeram a cultura estadunidense para o nosso contexto.

PRINCIPAIS SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS

A chegada das tradições nos Estados Unidos foi pela migração de irlandeses em 1845 na chamada “Grande Fome” e sofreram um mix com a cultura americana:

Espantalho – Um grande símbolo do Halloween, o espantalho, foi adicionado por conta da cultura da agricultura dos EUA, fortemente marcada pelo cultivo do milho.

A verdade por trás do Halloween

Abóboras – No Reino Unido, o legume que era entalhado e decorado para a celebração era o turnip, substituído pela abóbora, com um plus da lenda do ferreiro Jack – que havia enganado o diabo e vagava como morto-vivo com sua luminária – adicionando uma vela a escultura alaranjada.

A verdade por trás do Halloween

Trick or Treat (Doces ou Travessuras) – Essa brincadeira começou já em solo norte-americano, mas foi intensificada pela transmissão de rádio do escritor inglês, Herbert George Wells, em Nova Jersey.

Nessa transmissão, o escritor, tentando brincar com os ouvintes, interrompia a programação musical para noticiar uma suposta invasão alienígena. Toda a encenação era uma adaptação do livro “A Guerra dos Mundos” para um radioteatro.

Imagina o pânico que deu, hein?

Mas, e você, já tem sua festa de Halloween programada? O Netsabe te ajuda! Tem aluguel de fantasias, as decorações mais incríveis e maquiadores profissionais que vão te ajudar a montar seu personagem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA