Saiba mais sobre o açaí

0
718

Um fruto que conquistou boa parte dos brasileiros e estrangeiros que visitam nosso país, além do elevado benefício nutritivo, ficando atrás apenas da castanha-do-pará.

Ele pode ser misturado com doces, cereais, frutas e até pratos salgados. Transformado em sorvete, suco, geleias ou comido direto do pé por pássaros. Mas, apesar de famoso, quase ninguém conhece sua origem e peculiaridades.

ORIGEM

O açaí é um fruto de tamanho pequeno, mas que vem de palmeiras enormes, algumas podendo chegar até 30 metros de altura. Por vezes, pode ser confundida com a palmeira juçara, famosa pela qualidade de seus palmitos.

Nativa da região Amazônica, abrangendo Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil.

NOME

O nome açaí tem origem do tupi, povos que habitavam o litoral brasileiro no século XVI, “yasa’i” que significa “fruta que chora” pelo modo que é extraído o suco, já seu nome científico é Euterpe oleracea.

COMO É CONSUMIDO

Além do fruto, as folhas da sua palmeira são usadas pela população amazônica para cobrir suas casas, as fibras para tecer os chapéus e cestas, quando secos, feitos como vassouras.

O consumo da fruta na Amazônia e toda região Norte é junto com farinha de mandioca ou tapioca. Fazendo um pirão com a farinha e ser vido acompanhado a peixes.

Já nas demais localidades do Brasil, a polpa é preparada congelada e batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta mais cremosa e densa.

É muito comum encontrar o açaí como composto em alimentos específicos para esportistas, já que possui propriedades estimulantes, assim como as do café e bebidas energéticas.

ONDE ENCONTRAR

Com o Netsabe você encontra os melhores locais para tomar açaí da sua cidade. É só clicar aqui e filtrar pelo local em que se encontra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA