Saiba escolher seu tênis

0
453

Escolher o tênis vai muito além de uma variedade de cores, modelos, marcas ou preços. É preciso saber escolher, para que seu dinheiro não seja desperdiçado em um sapato que não será o ideal para a sua pisada ou para a prática de sua atividade esportiva de preferência. Sabemos o quão desconfortável um calçado pode ser, ferindo os pés e podendo causar lesões em sua coluna.

Para que isso não ocorra, o Blog veio com a missão de auxilia-lo na sua próxima compra de tênis. Se ainda não sabe onde compra-lo, aqui vai mais uma dica: entre no buscador do Netsabe, filtre pela sua cidade e digite o que precisa encontrar. Pronto! Achou!

QUAL É A SUA PISADA?Qual é a sua pisada?

Você sabia que cada pessoa tem uma pisada diferente? Vou explicar!

Existem três tipos de pisadas, são elas: a pronada, a supinada e a neutra.
Cada uma dessas características exigem uma tecnologia diferente para o tênis, ou seja, é importante saber em qual você se encaixará, para adquirir um calçado que amenize o seu impacto na hora do uso.

A pisada pronada é a mais comum na população, cerca de 50% das pessoas no mundo possuem essa característica, especialmente as mulheres. Ela se dá pelo fato de começar a caminhada tocando o chão com o calcanhar e terminar com o dedão do pé. Podemos observar isso no desgaste da sola dos sapatos para o seu lado interno. Tênis com amortecimento leve e controle de estabilidade são os indicados.

A pisada supinada é exatamente ao contrário, você começa caminhando tocando o chão com o calcanhar, mas acaba com o dedinho mindinho do pé. Apenas 5% da população possui essa característica e, por desenvolverem uma pisada mais rígida, necessitam de sapatos com reforço no amortecimento, para controlarem sua estabilidade.

A pisada neutra é lógica, quando não há tendências para terminar a caminhada nem com o dedão nem com o mindinho, você acabará sua pisada com a planta do pé. Não necessitam de restrições, tênis com amortecimento leve já será o ideal. Para identificá-lo, observe se o desgaste nos sapatos é uniforme em toda sua sola.

Para ter certeza que sua pisada está correta com seu tipo de calçado, marque um teste com o ortopedista ou em lojas que tenham avaliadores eletrônicos.

CARACTERÍSTICAS DOS TÊNISCorrida plana

TÊNIS PARA CORRIDA

PLANA

A corrida plana é predominante em asfalto ou esteira, logo seu impacto será maior, necessitando de um tênis que possua um bom sistema de amortecimento. Não confunda isso com tênis de mola, estas geralmente são duras e podem causar lesões aos corredores.

NÃO PLANA

São os tênis próprios para terrenos irregulares, como em lama, buracos e floresta. Para esses corredores, o melhor a se escolher é investir em um tênis de trilha, já que possuem uma maior tração e são mais duráveis.

TÊNIS PARA ACADEMIA

Um bom tênis para academia deve respeitar sua pisada e ser aliado em sua estabilidade, pelo fato dos exercícios se concentrarem em uma mesma posição em um longo espaço de tempo. Não escolha tênis que apertem em sua amarração ou em sua parte dianteira, prefira também, os que possuem cabedal (parte superior) de boa malha, sem costuras internas e que permita uma boa transpiração.

TÊNIS PARA CROSSFIT

Os calçados escolhidos para esse estilo devem ser os da categoria de multiatividades, visto que estes possuem uma tecnologia que combina estabilidade com flexibilidade. Sua biqueira – parte da ponta – deve ser mais flexível, mas seu salto precisa ser rígido e elevado. Em suas laterais, é possível perceber uma maior proteção, para evitar o desgaste nos exercícios de escalar corda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA