Saiba como escolher o seu curso superior

0
539

Estamos no mês de janeiro, isso significa que são férias para alguns, que estão curtindo o verão na praia, mas para os vestibulandos é a época de se intensificar os estudos. É hora de pegar firme no lápis e papel, tirar todas as dúvidas e refazer todos os exercícios do ano!

Por mais que consigamos uma boa nota nos vestibulares ou ENEM, de nada vale se a escolha do seu curso não for sabiamente pensada e refletida. Escolher uma graduação erroneamente é normal, o que não quer dizer que seja bom. Te demanda tempo, esforço e dinheiro dos pais. Por isso, o Blog trouxe alguns passos para você refletir se o curso que está escolhendo é, de fato, o curso que te satisfará.

Como escolher o seu curso superior

Você se interessa em quê?

Não, não estou perguntando no que você é bom, isso é outra coisa. Mas, qual é seu interesse?

  • Escrever e ler?
  • Esportes e atividades que movimentam o corpo?
  • Viagens e lugares diferentes?
  • Inovações e tecnologias?

Esses passos te levarão para uma outra gama de cursos, que ainda precisam ser pré-selecionados e analisados nos mínimos detalhes. Porém, sua margem de erro estará menor, e caso você chegue a parar o seu curso no meio, irá buscar na mesma área, podendo reaproveitar matérias que já fez. Mas, falaremos disso mais pra frente.

Você é bom nisso?

Muitas vezes temos interesses em muitas áreas, mas não somos bons nelas, ou seja, esta área pode ser o seu hobbie, mas não é sua vocação. Vocação é o seu talento. Vamos a um exemplo:

Maria tem interesse em animais, mas não consegue lidar com sangue.

De acordo com o interesse de Maria, o curso de Medicina Veterinária seria uma opção. Porém, sua fragilidade ao lidar com sangue e ferimentos não a fariam uma boa médica veterinária. Entende?

Outro exemplo com seu interesse e vocação no mesmo caminho, seria:

João gosta de ler e estar por dentro das notícias, suas notas em português são boas e ele tem facilidade em criar textos sobre assuntos aleatórios.

Neste exemplo, João poderia escolher a área de Comunicação Social e verificar se, nos cursos desta área, quais matérias o agradam. O que nos leva para o próximo passo.

Investigue sobre o curso.

Após filtrar suas áreas de interesse, suas vocações e cruzar os dados, é hora de pesquisar! Nos sites das faculdades, existe um espaço em que mostram as matérias que você irá cursar até o fim da faculdade. Algumas vezes, as matérias têm nomes autoexplicativos, mas para averiguar, procure suas ementas.

Ementas são os pontos principais que a matéria irá abordar, um resumo, sinopse do que você irá estudar. Investigue se, aquilo que você irá estudar, é realmente, algo que te interesse.

Visto que tem interesse por determinado curso, analise as profissões e as responsabilidades que esse curso engloba. Cada profissional pode seguir áreas diferentes em uma mesma profissão.

Converse com pessoas formadas e atuantes no mercado.

Esse passo te ajudará a se enxergar como graduado na faculdade escolhida. Converse sobre as obrigações de sua rotina de trabalho, pesquise sobre remuneração, sobre crescimento da carreira. Tente visualizar se você simpatiza com o que foi dito.

Mas, nunca se esqueça: “Habilidades podem ser treinadas, a paixão, não.” (frase retirada do livro “O jeito Zuckerberg de fazer negócios”)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA