Receita de Kefir: emagreça comendo bem

0
390

O kefir é um alimento comum nas montanhas de Cáucaso, conhecidos por lá como “grãos do profeta”.

O QUE É KEFIR

São grãos que podem ser extraídos do leite e da água, que depois do processo de fermentação, se tornam em alimentos probióticos – microrganismos vivos que melhoram a saúde de quem o ingerem.

Com a consistência de um iogurte, o kefir é um excelente antioxidante, previne doenças, diminui o colesterol, trata problemas renais e circulatórios, além de muito mais.

Lembrando que, apesar de ser extraído do leite, é liberado para consumo de pessoas intolerantes a lactose.

COMO FAZER

O kefir é um pouco menos cremoso que o iogurte tradicional e um pouco mais azedo, mas é considerado por alguns nutricionistas como o “Whey Protein caseiro”.

Para ter os grãos feitos em casa, é preciso extraí-los do leite e cultivá-los, mas nada difícil ou complicado.

Para extrair os grãos:

Coloque 1L de leite em um pote de vidro e deixe-o por pelo menos 24h a uma temperatura de 18 a 30°C.

Depois da fermentação, coe os grãos e coloque novamente no leite, sempre trocando para que as bactérias possam se alimentar da lactose do leite.

Atenção: não manuseie o kefir com nada de metal.

Receba doações:

Esse alimento tem caído no gosto das pessoas, porém não é comercializado e sim, doado. Tudo por conta de uma filosofia de corrente do bem que os produtores e cultivadores do kefir estão envolvidos.

Para receber seus primeiros grãos e começar a cultivá-los, entre nos grupos sobre Kefir do Facebook e peça para te enviarem.

Eles são doados por se multiplicarem a cada 24h de fermentação, levando as pessoas darem os que estão sobrando em casa. Os grãos também podem ser congelados por até 6 meses.

ONDE E COMO COMER

Quando estiver com seus grãos prontos para consumo e alguns sendo cultivados em outro leite, é hora de inventar as receitas.

Abuse: torradas, tapioca ou puro. Coloque onde sua imaginação permitir.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA