Petit gâteau para a sobremesa

0
1297

Apesar do nome, o petit gâteau não veio da França, na verdade, nem mesmo é servido no país europeu. Sua origem não é clara, mas dizem as más línguas que foi a partir de um erro de um auxiliar de cozinha em Nova York que o bolinho cru por dentro e assado por fora foi inventado.
Obrigada pelo seu erro, querido(a)!

Com a história contada de várias formas, o seu recheio também sofre alterações a cada chef que o produz. Na França, o pequeno bolo (tradução de petit gâteau) não possui esse nome, se chamando fondant au chocolat, moelleux au chocolate, mi-cuit au chocolat ou gâteau au coeur collant, a diferença é que os dois primeiros possuem o interior mais seco e, os outros, com o chocolate derretendo.

Caso esteja com aquela preguicinha de sexta ou não se der bem com fogão, o Netsabe te leva a um restaurante com um petit gâteau incrível. Mas, hoje o Blog vai ensinar a receita passada por um dos precursores da delícia no Brasil, o chef Erick Jacquin.

Petit GâteauPara isso, vamos precisar de:

  • 5 ovos inteiros
  • 5 gemas
  • 170g de açúcar
  • 100g de farinha de trigo
  • 250g de chocolate meio amargo
  • 250g de manteiga sem sal

Hora de preparar…

Bata em um bowl as gemas, os ovos e o açúcar e, ao fogo, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.
Misture tudo, adicionando a farinha peneirada em seguida.
A manteiga sem sal também servirá para untar as forminhas em que os bolos serão feitos. Coloque a massa nas forminhas untadas e asse no forno.

Petit gâteau em formas de siliconeTemperatura: forno pré-aquecido a 180°.           Tempo: 4 minutos (ou até a superfície assar)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA