Os benefícios da atividade física para o cérebro

0
569

Não é segredo que a atividade física produz inúmeros benefícios para o corpo, mas agora a ciência reuniu provas suficientes para adicionar um novo e poderoso efeito à sua lista de ações positivas: o aprimoramento do cérebro. As descobertas indicam que a prática regular de exercícios ajuda a pensar com mais clareza, melhora a memória e proporciona um grande ganho na aprendizagem. Estudos sugerem que as mudanças podem ser ainda maiores, alterando a própria estrutura do órgão ao incentivar o nascimento e o desenvolvimento de neurônios.

8384110298_da510e0347_z

Cada vez mais pesquisas afirmam que há maior produção de neurônios e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células em animais submetidos a exercícios regulares. A ciência detectou ainda que o exercício aumenta a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões, a chamada neuroplasticidade. Em estudos com ressonância magnética feitos em indivíduos foi possível também observar que quem se exercita regularmente produz uma intensa atividade no hipocampo. Essa região cerebral está relacionada à memória e à aprendizagem, e lá estão armazenadas as células-tronco que darão origem aos novos neurônios.

A boa notícia é que não é necessário se tornar um grande atleta para ativar os benefícios da atividade física para o cérebro! Um pouquinho de exercícios diários já produz excelentes efeitos. Então, o que você está esperando pra abandonar de uma vez por todas o sedentarismo? Utilize a busca do Netsabe, encontre a academia de ginástica mais próxima da sua casa e deixe seu corpo e sua mente em dia! 😉

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA