O que é preciso para viajar para Portugal?

0
662

No ano de 2016, foi divulgado que Portugal facilitaria a entrada no país para imigrantes que falassem a língua portuguesa. Os países que entrariam nesse seleto grupo, seriam Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e claro, nós brasileiros, ou seja, países integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Mesmo que esse novo tratado não esteja vigente, os brasileiros possuem muita facilidade para ir conhecer o país lusitano. Para poder atravessar as fronteiras, só é necessário um passaporte com validade para 6 meses, sem nenhum visto especial, mesmo nas finalidades de negócios, coberturas jornalísticas, missões culturais ou apenas turismo.

Passaporte

O QUE É NECESSÁRIO

Portugal exige poucos documentos de seus imigrantes, muitos deles lógicos, como não estar sendo procurado pela justiça ou com problemas legais em seu país. É necessário, também, comprovar que poderá sobreviver monetariamente no país, por isso pedem que tenha 75 euros no momento de entrada e, mais 40 euros por dia de permanência – esse valor poder ser contabilizado como limite de cartão de crédito, mas em euro.

O local em que se hospedará do começo ao fim da viagem deverá ser reconhecido, caso o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) o entreviste, como estadia no hotel ou sendo hóspede de alguém do país. No segundo caso, precisará, para comprovar, de uma carta-convite do anfitrião (modelo disponível na internet), autenticada em cartório e enviada original ao estrangeiro e ou um termo de responsabilidade. Caso vá para Portugal a negócios, é necessário a comprovação do vínculo empregatício com a empresa em questão.

Quanto ao seguro de vida, Portugal é prevenido pelo tratado de Schengen, que diz ao estrangeiro que pretende entrar no país ter um seguro contratado de, no mínimo, 30 mil euros. Este pode ser avaliado pelo turista em bancos ou operadoras de seguros internacionais.

Porto, Portugal
Porto, Portugal

Caso tenha mais dúvidas quanto a documentação necessária, converse com a SEF ou a Embaixada de Portugal no Brasil. Se o seu plano é realizar uma viagem e não precisar se preocupar com tantos detalhes, que tal buscar uma agência de viagem e conferir os seus pacotes? O Netsabe te indica uma bem próxima a você.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA