Novembro Azul: Pela importância da prevenção masculina

0
1930

Mais um mês se inicia e, juntamente com ele, outro movimento toma forma: o Novembro Azul. Esta campanha é totalmente dedicada aos homens, destacando a necessidade da prevenção masculina.

Criada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o intuito desta campanha é alertar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de próstata.

De acordo com especialistas do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é importante que os homens adotem determinados procedimentos para evitar doenças, muitas graves:

– Autoexame mensal dos testículos: Esta prática pode evitar o aparecimento do câncer de testículo e deve ser realizada, entre os 15 e 35 anos, após o banho com o objetivo de detectar nódulos ou a presença de varizes testiculares.

– Após os 40 anos, o exame físico da próstata, “toque”, passa a ser obrigatório: O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada caso o paciente realize o check-up anual que inclui, também, a coleta de sangue.

– O tabagismo é um grande vilão: A fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga.

– A prevenção ajuda a viver mais e melhor: Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos.

Homens, lembrem-se, é tempo de se prevenir!

E o Netsabe está pronto para ajudar. Encontre aqui as clínicas e hospitais que estão mais perto de você.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA