Não deixe a pia da cozinha entupir!

0
528

Entupimento da pia de cozinha é algo bastante frequente e, vamos combinar, muito incômodo! Há entupimentos leves em que a água apenas demora a escoar pelo ralo e há entupimentos totais onde a água definitivamente não desce.

Existem diversas maneiras de desentupir a pia, a depender da gravidade do problema e, se você estiver passando por isso, o jeito é mesmo usar o Netsabe para encontrar as desentupidoras em sua cidade. Agora, nosso papo é outro! Separamos algumas dicas para evitar o entupimento da pia e poupar bastante dor de cabeça.

washing-forks-clean

Há dois grandes culpados que contribuem para o entupimento da pia de cozinha: a gordura e os restos de comida. A gordura vai se alojando nas paredes das tubulações antes de chegar até a caixa de gordura (que deve receber limpeza a cada 6 meses). Esta gordura nas paredes da tubulação faz com que restos de comida grudem pelo cano, o que dificulta cada vez mais a passagem da água.

Algumas práticas simples no dia a dia podem ajudar – e muito – a não entupir a pia da cozinha, a iniciar por não deixar restos de comida irem para o ralo, limpe os pratos e restos de comida em um lixo antes de lavar a louça!

Ainda assim, há o problema com a grande quantidade de gordura que poderá se acumular na caixa de gordura e no encanamento. Para evitar que isso aconteça, passe um pedaço de papel absorvente nas louças mais gordurosas para retirar o excesso de gordura antes de lavar a louça. Esta é uma prática que, além de ajudar a evitar entupimento da pia, também economiza água!

plate-wood-woods

Se acabou de lavar a louça e está notando que a água está demorando para escoar, isto pode ser um sinal de que sua pia da cozinha está entupindo. Como a gordura acabou de entrar pelo encanamento, ela ainda não ressecou nem aderiu completamente na tubulação, então vale tentar usar água fervendo para desgrudar.

Ferva 2 litros de água e jogue pelo ralo da pia da cozinha, isso fará com que a gordura desgrude da tubulação e vá para a caixa de gordura. Não se preocupe com a tubulação, ela aguenta! Apenas se atente para não jogar água fria logo após, deixe os tubos esfriarem naturalmente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA