Morando sozinho: tudo sobre cortinas

0
850

Um ambiente com a quantidade ideal de luz deve ser bem pensado e planejado. Existem vários tipos e estilos de cortinas para chegar ao ponto ideal que sua sala, quarto ou escritório deve ter de luz e calor. Seja com a intenção de bloquear todos os raios solares ou apenas decorar o seu cômodo, veremos aqui dicas de como conseguir todas essas finalidades.

Uma parte específica e que segue para todos os padrões é o método de calcular o tamanho da cortina. A soma é simples, a largura da janela + 40 cm de laterais (20cm esquerda e 20cm direita, para evitar claridade indesejada, ações do vento e estética), multiplicados por 2, caso o tecido seja pesado, como algodão, linho ou shantung ou multiplicados por 3, para tecidos mais leves, como seda ou voil.

Simplificando:

Cortina de Linho:
(3 metros de janela + 20cm para esquerda + 20 cm para direita) x 2 = 6.80 metros de tecido

Cortina de Seda:
(3 metros de janela + 20cm para esquerda + 20 cm para direita) x 3 = 10.20 metros de tecido

Escolhendo a cor

Prefira cores neutras para suas janelas ou tons que se repitam no ambiente, seja em um móvel ou nas almofadas. Leve também em consideração a vista do exterior da janela, cores fortes podem poluir visualmente ou chamar uma atenção desnecessária para o seu cômodo.

Qual a sua intenção

PrivacidadeCortinas Screen

Se sua intenção é proteger o cômodo nos raios solares e ter maior privacidade, mas sem perder a luminosidade, o tecido que deve buscar é o screen. Com ele, se consegue ter níveis de transparência e luz, seu diferencial está que as pessoas de dentro do ambiente conseguem enxergar o lado de fora, mas ninguém de fora vê por dentro.

EscurecerCortinas Blackout

Se o intuito é bloquear completamente os raios e deixar todo o cômodo escuro, busque pelas cortinas blackout ou blecaute, elas não permitirão que nenhuma luminosidade entre. Mas, tome cuidado, se o ambiente não for preparado, elas podem causar um efeito estufa e reter calor para o ambiente.

Também pode-se optar por duas cortinas, onde uma forneça o efeito blecaute e outra de tecido, para permitir a luminosidade. Nesse caso, a segunda é conhecida como voil, sendo ideal a presença de dois trilhos, para que elas funcionem de forma independente.

Para fixar

VarãoO método mais simples é o varão, onde as suas ponteiras poderão trazer um charme especial ao ambiente. Existem diversos acabamentos para esse método, seja cromado, de madeira ou até mesmo pintado. Lembre-se de medi-lo com uma folga de 20cm além da largura total da sua janela.

Para saber onde encontrar todos os materiais da sua futura cortina, é só buscar no mais completo site de buscas, clique aqui que o Netsabe te indica todos os comércios próximos a você.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA