Morando sozinho: que chulé!

0
967

Morando sozinho: que chulé!

Morar sozinho implica em diversas situações que, na casa da mamãe, não são frequentes. Desenvolver chulé no pé é uma delas! Até que encontremos uma poção mágica para acabar com esse mal, ele se instala e impregna todo o ambiente. Às vezes o odor não está tão forte assim, mas parece que sentimos em qualquer circunstância.

Chulé

Vamos te explicar o porquê desse mal:

Nosso corpo possui glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas, ambas não desenvolvem odor, mas alimentam bactérias que o fazem. Na região dos pés, possuímos somente glândulas écrinas, elas são responsáveis por regular a temperatura do nosso corpo, ou seja, quando transpiramos, estamos tendo uma reação inteligente e automática do nosso sistema de nos resfriar. Legal, né?

A composição dessa glândula é de 99% de água e 1% de sais minerais, contrariando a teoria que o suor serviria para limpar nosso corpo de toxinas, limpando o organismo. Bull shit. A região dos pés é um dos locais onde estas glândulas estão mais concentradas. Como possuímos a frequência de usar sapatos fechados, a capacidade de evaporar do suor se perde, e a umidade que se aloja favorece a proliferação das bactérias – essas sim, são as causadoras do odor.

Mas, o Blog veio com a missão de dar dicas para acabar com as bactérias e você conseguir tirar seu sapato perto de outras pessoas. Não perca essas dicas!

Evite repetir sapatos durante a semana

A repetição de sapatos durante a semana pode favorecer o desenvolvimento do odor. Evite usá-los seguidos, tenha no mínimo três pares e, quando retirá-los procure mantê-los em lugares ventilados e em contato com o sol. Assim, como os calçados, não repita meias sem lavar.

Água salgada em lava-pés

O sal é um grande inimigo das bactérias, como ele desidrata nossa pele, retirando toda a água, impossibilita que elas consigam sobreviver. Deixe-os de molho por 20 minutos, tente manter a prática como uma rotina diária, até perceber que o odor está melhorando.

Invista em produtos

No mercado, atualmente, existem diversos produtos que prometem eliminar o chulé dos sapatos, até mesmo palmilhas que absorvem o suor dos pés. Compre e aplique diariamente nos calçados que irá usar.

Não compre destes materiais

Sapatos de plástico, meias sintéticas e calçados abafados são convidativos para o mau cheiro. O plástico não deixa a ventilação entrar na área e as meias não absorvem o suor, prefira sempre as de algodão.

Higienize sempre

Nem preciso falar que a higienização dos pés é fundamental, né? Devem ser lavados com sabão – de preferência, antisséptico – e secados detalhadamente, principalmente entre os dedos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA