Abandonar as asas da mamãe e começar a morar sozinho é uma realidade na vida de quase todo ser humano e, em muitos casos, chega a ser um sonho. Geralmente, jovens passam noites em claro sonhando acordados com o dia em que poderão deixar o quarto bagunçado, sujar todos os copos da casa e não ter hora para voltar à noite sem ouvir aquela bela bronca.
Quando o tão sonhado dia, finalmente, chega, o novo dono de casa – em algum momento – vai descobrir que a geladeira necessita de cuidados especiais e que, pasme!, não se limpa sozinha! É sempre importante ficar atento no intervalo de tempo entre uma limpeza e outra, nos produtos mais adequados e na limpeza tanto externa quanto interna da geladeira.
O hábito de limpar a geladeira é uma questão de saúde já que, se feito incorretamente, pode contaminar os alimentos. O ideal é que a geladeira seja limpa a cada 10 dias e o congelador a cada 15 dias. Para se organizar, que tal criar um cronograma de limpeza e deixa-lo preso na porta do seu eletrodoméstico?
Um dos primeiros passos mais importantes antes de limpar a geladeira é checar o manual do fabricante. Nele, constarão restrições a respeito da limpeza e possíveis produtos a serem utilizados.
Em seguida, desligue a geladeira da tomada, separe uma caixa de isopor com gelo e coloque todos os alimentos que exigem refrigeração, assim evita que os alimentos fiquem expostos à temperatura ambiente. Verifique a validade de todos os produtos e certifique-se de que estão no prazo.
Para limpar a geladeira internamente, faça uma solução de 1 colher de bicarbonato de sódio em 2 litros de água morna. Molhe um pano com essa mistura e passe em todas as partes da sua geladeira, incluindo prateleiras. Nunca utilize álcool, sapólio ou removedores, nem esponja de aço ou escovas. Além de deixar cheiro, elas removem o esmalte da geladeira diminuindo seu tempo de vida.
A limpeza externa pode ser feita com água e sabão neutro e esponja ou pano molhado. Remova todas as manchas. Depois de limpar a geladeira, reduza a sua temperatura interna e espere até ela estabilizar para voltar a aumentar.
Já a limpeza do congelador é mais prática e rápida. Desligue e retire todos os alimentos do congelador (não se esqueça de ficar sempre atento às suas validades), coloque em uma caixa de isopor com gelo. Com o auxílio de uma faca remova todas as crostas de gelo grudadas. Limpe com a mesma solução utilizada na limpeza da geladeira.
DICA EXTRA
Além da limpeza, é sempre muito importante ficar de olho no estado das borrachas de vedação da porta da geladeira. Borrachas ressecadas ou soltas perdem sua função, levando a maiores gastos de energia elétrica e até mesmo a uma geladeira queimada. Se notar que chegou a hora de trocar as borrachas, o Netsabe te ajuda a encontrar as empresas de refrigeração de sua cidade que podem realizar a manutenção. Basta clicar aqui.