Morando Sozinho: limpe o fogão!

0
481

Abandonar as asas da mamãe e começar a morar sozinho é uma realidade na vida de quase todo ser humano e, em muitos casos, chega a ser um sonho. Geralmente, jovens passam noites em claro sonhando acordados com o dia em que poderão deixar o quarto bagunçado, sujar todos os copos da casa e não ter hora para voltar à noite sem ouvir aquela bela bronca.

Quando o tão sonhado dia, finalmente, chega, o novo dono de casa uma hora ou outra vai se deparar com uma difícil jornada: limpar o fogão! O fogão é um dos eletrodomésticos que mais necessita de cuidados. Por estar constantemente em contato com alimentos e água, sua estrutura precisa ser limpa diariamente, evitando que as sujeiras se acumulem e danifiquem as peças. Para deixar a cozinha impecável, confira algumas dicas caseiras para limpar fogão e forno, que vão deixar a tarefa muito mais rápida e prática!

Além disso, não deixe de acompanhar nossa tag “Morando Sozinho” para ficar por dentro das mais diversas dicas para aqueles que decidem encarar essa nova vida.

como-tirar-gordura-do-fogao-620x375

Limpando o Fogão

Primeiro, retire as grelhas, bicos e queimadores e reserve. Com a parte mais macia da bucha de lavar louças, limpe a parte superior do fogão com algumas gotas de detergente neutro. Se a gordura persistir, repita o procedimento usando um pouco mais de detergente.

Em seguida, com um pano úmido, enxague o eletrodoméstico e finalize secando a superfície com papel toalha ou panos macios bem sequinhos. Caso haja formação de manchas, esprema algumas gotas de limão e esfregue suavemente.

Peças do Fogão

Para remover a gordura que se acumula nos queimadores e bicos, retire as peças da estrutura do fogão e coloque-as de molho em uma solução de bicarbonato de sódio, suco de um limão, meia xícara de chá de vinagre branco e quanto bastar de água quente. Deixe a mistura agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue as peças com bucha ou palha de aço.

As grelhas podem ser limpas com saponáceo líquido ou com uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre. Esfregue bem com uma bucha, enxague e deixe secar por alguns instantes.

Forno

Para limpar forno de fogão, lance mão da mesma solução de bicarbonato, limão, vinagre e água. Com um pano úmido, espalhe o produto caseiro por toda parte interna, ligue o forno no fogo bem baixo e espere alguns minutinhos. Em seguida, com uma bucha macia, esfregue toda a estrutura, removendo os restos de gordura.

Vidro

Em um recipiente com 200 ml de água, adicione suco de um limão e duas colheres de sopa de vinagre branco de álcool. Com o auxílio de algumas folhas de papel toalha, passe pequenas quantidades da mistura nos vidros. Esse truque caseiro de limpeza também pode ser usado para limpar outras superfícies que sofram com as manchas, como janelas e box de vidro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA