Morando sozinho: economize energia em casa

0
774

Hoje, na série Morando Sozinho, o Blog Netsabe dá dicas de como fazer para que você economize energia em casa e poupe um pouco na conta no fim do mês. Faça a comparação! Comece neste próximo mês, abril, e avalie com o mês de março que nossas dicas são infalíveis. Olha só:

LÂMPADAS

Morando sozinho: economize energia em casa

Apesar das lâmpadas incandescentes serem mais baratas na hora da compra, são pouco eficientes e gastam mais energia que as fluorescentes, essas sim são eficientes e econômicas. Invista a longo prazo.

Caso ainda possa dispor de uma quantia um pouco maior, escolha as lâmpadas de LED, principalmente em locais que necessitam destaque, que mantenham spots ou arandelas.

CHUVEIRO

Morando sozinho: economize energia em casa

Tente manter o seu tempo no banho dentro de 10 minutos e a chave virada para a posição verão, que economiza cerca de 30% de energia. Não mantenha em funcionamento chuveiros com a resistência queimada, eles desperdiçam energia e são perigosos.

Para aumentar sua vazão, limpe os furos do seu chuveiro, sempre acumulam sujeira e entopem o escorrimento da água. Coloque em uma sacolinha, cloro ou água sanitária e amarre na boca do chuveiro, abra o registro até a água encostar no bocal e deixe por 20 minutos.

APARELHOS ELETRÔNICOS

Morando sozinho: economize energia em casa

Evite ao máximo deixá-los em stand-by, mesmo desligado, gastam cerca de 12% de energia do seu total. Microondas, Tv, Dvds, climatizadores, carregador de celular, tire tudo da tomada!

GELADEIRA

Morando sozinho: economize energia em casa

Quando for abrir a geladeira, abra o mínimo possível, para que não escape o ar frio e ela tenha que trabalhar dobrado para resfriar novamente. O excesso de gelo no freezer também exige um esforço maior de seu motor, consequentemente, gastando mais energia, para esse problema, realize sempre o degelo na época correta.

Não forre as prateleiras. Não coloque a geladeira próxima ao fogão ou a um local que não seja arejado. Confira se a borracha que a veda está fraca, faça o teste: coloque um papel na hora de fechar; caso, ao puxar, sair com facilidade, troque sua borracha.

FUGA DE ENERGIA

Morando sozinho: economize energia em casa

Se, mesmo assim, sua conta ainda não condizer com o tanto gasto de energia por você, faça o teste de fuga de energia. Desligue todos os aparelhos e luzes que dependam dela e observe seu medidor depois de alguns minutos, caso ele continue girando, procure um eletricista, pois pode apresentar problemas com a fiação, no Netsabe Serviços, você consegue fazer um orçamento online.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA