Morando sozinho: a sua iluminação ideal

0
456

O #MorandoSozinho é um quadro com o intuito de ajudar os recentes saídos de casa, que estão aprendendo a arte de se virar sozinho. Hoje, queremos ajudá-lo a melhorar seus ambientes com a iluminação ideal. Sabemos bem que uma luz forte pode cansar as vistas e até gastar energia elétrica desnecessária, sendo que outra, com menor potência, atenderia as necessidades com maestria.

Em cada cômodo da sua casa ou apartamento, você realiza determinado tipo de tarefa e é nessas atividades que a iluminação pretende ajudar, veja só:

LUZ PARA O QUARTOLuz para o quarto

Para o quarto, seja de casal ou solteiro, é uma boa opção a utilização do dimmer, um dispositivo que permite a regulagem do brilho da sua iluminação ou montar luzes de baixa intensidade em cantos estratégicos, como em desníveis de gesso.

LUZ PARA A SALALuz para a sala

Para assistir TV ou ver aquele filminho, descansar no pós-almoço ou apenas reunir os amigos e bater um papo, o ideal para sua sala são luminárias, spots e luzes amarelas. As luminárias, colocadas nas pontas dos sofás, para não atrapalharem a iluminação da TV, no teto, use spots voltados para o centro de mesa.

LUZ PARA A COZINHALuz para a cozinha

As incandescentes são a ideais. Na cozinha, para o momento de preparar os alimentos, é imprescindível que a luz colocada tenha um alto Índice de Reprodução de Cor (IRC), sendo assim, as incandescentes a melhor escolha.

LUZ PARA O ESCRITÓRIOLuz para o escritório

Para melhorar o seu local de trabalho, é indicado uma luminária de mesa focada em seu computador e uma luz de teto central. Evite as lâmpadas refletoras, visto que causam ofuscamento, podendo cansar suas vistas frente a tela do notebook.

LUZ PARA O BANHEIROLuz para o banheiro

Ao contrário do que muitos usam, a “luz de camarim” é prejudicial quando colocada no banheiro, visto que possui lâmpadas quentes, fazendo que o usuário transpire com facilidade. São indicadas lâmpadas com acrílico ou vidro leitoso e lâmpadas difusoras, como fluorescentes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA