Hora da verdade: é melhor trabalhar sentado ou em pé?

0
681

Trabalhar já não é umas das atividades mais legais do mundo, mas você sempre se apega à sua “sorte”, afinal, pelo menos você faz isso sentado. Dos males o menor, né não? Mas será que a galera sentadinha sofre menos do que aqueles trabalham de pé?

O site Mic publicou uma matéria com o objetivo de esclarecer bem essa história e as conclusões podem ser alarmantes. Os efeitos de ficar muito tempo sentado podem atingir sua circulação, seu cérebro e até mesmo sua vida sexual.

escritorio

Por exemplo, de acordo com fisioterapeutas, quando você fica jogado na cadeira, sua coluna se curva, diminuindo o espaço disponível para os seus pulmões se expandirem quando você respira. Basicamente, isso diminui a quantidade de oxigênio que chega ao sangue nas extremidades do seu corpo, ou seja, seu cérebro não recebe oxigênio o suficiente, dificultando sua capacidade de concentração. E você achando que era a preguiça que fazia isso!

Estudos também comprovam que sentar também faz muito mal para seu pescoço, que já tem que aguentar uns 4 a 5,5 quilos de cabeça, além de manter tudo equilibrado. Quando você começa a inclinar a cabeça para olhar para o celular ou laptop, a força que o seu pescoço precisa fazer pra aguentar vai aumentando. Ao chegar em 60º de inclinação, seu pobre pescocinho já está fazendo força equivalente a aguentar uns 27kg. Isso mesmo, o peso de um lindo cão golden-retriever.

Segundo outro estudo, se submeter ao chamado “comportamento sedentário” aumenta os riscos de diabetes tipo 2, câncer e doenças relacionadas. Sim, você leu certo: ficar sentado pode ter relação com câncer. O risco de contrair câncer de intestino aumenta 30%, 54% para o de pulmão e as chances aumentam 66% no caso do câncer de útero. A cada duas horinhas que você passa na cadeira, os riscos aumentam as taxas para variados tipos da doença.

150401213413_trabalho_escritorio_624x351_thinkstock

Mas não vá pensando que quem trabalha em pé está livre dos problemas! Quando seu trabalho é estressante ou envolve força, como por exemplo carregar coisas pesadas, a sua coluna também sofre. Se você não se cuidar com um montão de alongamentos, você está tão ferrado tanto quanto quem fica sentado o dia todo.

E A SOLUÇÃO?

Para o trabalho sentado, a recomendação é fazer 30 minutos de exercício cardiovascular que não lhe cause dor, de 4 a 5 vezes na semana. Também levante e dê uma volta de vez em quando. Busque seu almoço em vez de pedir delivery. Dê uma alongada nas panturrilhas e no tendão de Aquiles. Basta apoiar o peito dos pés no degrau de uma escada e ir abaixando os calcanhares. Alongue também os músculos da coxa, com o clássico “tentar tocar as pontas dos pés”.

Já para quem trabalha em pé, se movimentando muito, pode procurar fortalecer os músculos, para causar menos impacto às articulações e diminuir ao máximo o esforço envolvido. Por exemplo, fazer academia. Se estiver procurando pela academia de ginástica mais próxima de sua casa, o Netsabe já encontrou por você! Basta clicar aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA