Frutas vermelhas: para a saúde e para a ceia

0
899

E quem foi que disse que ceia de Natal é sinônimo de enfiar o pé-na-jaca e sair da dieta? Essa desculpinha não te pertence mais! O Natal é também recheado de frutas e das mais saborosas, as frutas vermelhas. Trouxemos algumas que sempre marcam presença no 25 de dezembro e vamos te contar todos os seus benefícios para a saúde.

Não sabe onde compra-las? O Netsabe encontra as mais fresquinhas e suculentas.

LichiaLichia

Originada da China, a lichia já faz parte da ceia natalina brasileira. Extremamente saudável e saborosa, tem um toque doce e um cheiro muito agradável.

Seus benefícios são:

  1. Baixa caloria – Apenas 66 calorias a cada 100 gramas (o que corresponde entre 8 a 15 unidades).
  2. Boa digestão – Com vitaminas do complexo B, importante para queima de gordura abdominal.
  3. Para pele e cabelo – Vitamina B para renovação celular e polifenóis que protegem a pele dos danos dos raios ultravioletas.
  4. Propriedades antioxidantes – Rica em vitamina C, reforçando o sistema imunológico.
  5. Controla pressão arterial – Por possuir potássio, atua contra o sódio e seus efeitos.
  6. Evita câimbras – Outro benefício do potássio, é de armazenar proteínas musculares, evitando as dores causadas nos exercícios físicos.

MorangoMorango

Vinda da França, o morango, que também pode ser considerado uma flor, possui propriedades que fazem bem a saúde e ao paladar.

São essas propriedades:

  1. Baixo valor calórico – 5 morangos médios têm, aproximadamente, 24 calorias.
  2. Retarda o envelhecimento – Possui ácidos que agem como esfoliantes para a pele, removendo células mortas e toxinas do corpo.
  3. Fortalece o coração – Com compostos que combatem o mau colesterol (LDL), ajudam no bom funcionamento das artérias e fortalecem os músculos do coração.
  4. Previne o câncer – Por contar com a Vitamina C, Folato e Flavonoides atuam contra células potencialmente cancerígenas.
  5. Saúde óssea – O potássio, a Vitamina K e o Magnésio contribuem na construção óssea e manutenção óssea adequada.

MelanciaMelancia

A representante africana das frutas vermelhas, a melancia, é uma planta trepadeira rastejante, refrescante e barata. Seus nutrientes são espetaculares, alguns deles você encontra aqui.

  1. Fonte de água – Pra quem tem dificuldade em tomar a quantidade necessária de água, a melancia é ótima para a hidratação e possui eletrólitos, que ajudam a manter o nível correto de água no organismo.
  2. Previne problemas renais – Fonte de potássio, ela tira as toxinas dos rins, liberando ácido úrico e reduzindo a formação de cálculos renais.
  3. Controla a pressão arterial – Por possuir potássio e magnésio, reduz os problemas de pressão arterial, evitando o endurecimento das paredes das artérias.
  4. Combate a catarata – O betacaroteno, a vitamina C e a luteína ajudam na proteção dos olhos.
  5. Combate a impotência – os fito-nutrientes encontrados tem o poder de relaxar os vasos sanguíneos, assemelhando no processo que a pílula azul (viagra) proporciona.
  6. Auxilia a emagrecer – Diminui a sensação de fome e seu sabor adocicado inibe a vontade de comer doces.

CerejaCereja

A pequenina asiática, macia e arredondada, pode ter várias cores, a mais comum é a vermelha. Além do topo de bolo, a cereja está no topo das frutas benéficas para a saúde.

  1. Contra artrite – Beber o suco de cereja misturado com água três vezes ao dia pode aliviar sintomas da artrite, segundo Arthritis Foundation.
  2. Bom para a memória – Ajudando na função cerebral e sistema nervoso, os flavonoides e carotenoides melhoram a eficácia do cérebro e reduz a ação dos radicais livres.
  3. Digestão e constipação – Com as fibras e os ácidos da fruta, o seu sistema digestivo será mais eficiente.
  4. Protege contra a diabetes – Possuindo baixo índice glicêmico, essa fruta é liberada para pessoas que sofrem com a doença.
  5. Combate a enxaqueca – o sumo da fruta é mais eficaz que aspirinas.
  6. Reguladora do sono – Contendo melatonina, a cereja ajuda a controlar os ciclos do sono no corpo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA