Explorando a culinária de outros países: Portugal

0
1294

A culinária brasileira é riquíssima e sofre a influência de diversos países ao redor do globo. Um dos nossos clássicos é o famoso arroz com feijão, presente diariamente na mesa de muitos brasileiros. Mesmo assim, a culinária de outros países ainda é muito apreciada pelos brasileiros e é bastante explorada por restaurantes especializados.

Pensando nisso, o blog Netsabe tem publicado uma série especial: “Explorando a culinária de outros países”. Nela, a gente conta um pouquinho sobre as curiosidades de algumas das opções mais famosas de restaurantes especializados mais encontrados no Brasil. Não deixe de conferir!

Já falamos sobre Japão, Itália, México e a cozinha árabe e, hoje, você conhece um pouquinho melhor a culinária portuguesa.

Culinária Portuguesa

20-pratos-portugueses-de-fazer-crescer-agua-na-boc-01-760x472

O território lusitano, em termos de tamanho, é completamente desproporcional à sua vasta cultura gastronômica. Isso se deve à grande tradição portuguesa e sua história que já remonta quase 10 séculos. Foram muitos povos de diferentes regiões do globo que influenciaram a sua culinária local: os fenícios, os romanos, os mouros, dentre outros. A culinária de Portugal se intensificou mais ainda com a Era dos Descobrimentos.

Portugal foi uma grande potência naval. Durante esse período, os navegantes trouxeram para o país diversos alimentos diferentes aos olhos e costumes dos portugueses. O período foi extremamente importante para ser criada uma culinária com um caráter nacional. As especiarias trazidas e adotadas passaram a ser misturadas com os alimentos já existentes e consumidos pelo povo português.

Muitos temperos e sabores agridoces vieram nas velas do Infante D. Henrique e seus homens. Entre esses alimentos estão, por exemplo, a pimenta, a canela e a noz moscada. A base da culinária ali existente era a gastronomia herdada dos romanos, por tradição Mediterrânea. O vinho – devido ao cultivo de uva dos romanos –, o pão e o azeite também eram consumidos.

Outra grande fonte tradicional da comida obtida no país é o mar. Como não poderia deixar de ser, já que muitos pratos portugueses conhecidos no mundo todo são feitos com peixes e frutos do mar. Entre esses alimentos que compõem diversas comidas típicas portuguesas estão os mariscos, o berbigão, o mexilhão, as conquilhas, e talvez o mais consumido e conhecido, o bacalhau.

A doçaria portuguesa também é muito apreciada. A maioria dos doces foram originários dos conventos no século 16. Uma das bases para o preparo de muitos doces são os ovos. Contudo, também podemos encontrar alguns feitos com caramelo, chocolate e massas como o pão de ló.

Confira nossa galeria com alguns dos principais pratos típicos da culinária lusitana:

É claro que depois de tudo isso você ficou com água na boca, não é mesmo? Pois o Netsabe tá aí pra isso! Utilize a busca para encontrar os restaurantes de sua cidade. Clique aqui. Agora, se você é do tipo que prefere colocar a mão na massa, não deixe de conferir nossa receita do original bacalhau à portuguesa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA