Explorando a culinária de outros países: México

0
2173

A culinária brasileira é riquíssima e sofre a influência de diversos países ao redor do globo. Um dos nossos clássicos é o famoso arroz com feijão, presente diariamente na mesa de muitos brasileiros. Mesmo assim, a culinária de outros países ainda é muito apreciada pelos brasileiros e é bastante explorada por restaurantes especializados.

Pensando nisso, o blog Netsabe tem publicado uma série especial: “Explorando a culinária de outros países”. Nela, a gente conta um pouquinho sobre as curiosidades de algumas das opções mais famosas de restaurantes especializados mais encontrados no Brasil. Não deixe de conferir!

Já falamos sobre o Japão e a Itália e, hoje, você conhece um pouquinho melhor a culinária mexicana.

Culinária Mexicana

download (1)

Muita gente acredita que os “Doritos” são os verdadeiros nachos mexicanos e que a comida do México se resume a tacos, guacamole e quesadillas, tudo exorbitantemente apimentado. Mas é claro que não é bem assim. A culinária mexicana é bem rica e apetitosa, bastante calcada na tradição e com uma variedade grande de opções e sabores diferente. O México é um país grande com uma cultura riquíssima e não poderia ser diferente em sua gastronomia, igualmente abundante.

Os mexicanos possuem alguns hábitos diferentes de alimentação que não somente relacionados aos temperos ou condimentos. No “desayuno”, o nosso “café da manhã”, é raro ver pão salgado puro que não seja tortilla. Os pães doces estão mais presentes, assim como os tamales e as famosas quesadillas.

No Brasil, almoçamos por volta do meio-dia, enquanto os mexicanos não pensam na “comida” (almoço) antes das 13h. Tudo começa com uma sopa ou caldo. Depois, passam para o “plato fuerte” (o prato principal), geralmente um guisado (carne em algum molho) com acompanhamentos como “frijoles” (feijão frito), arroz a la mexicana (é muito parecido com arroz à grega, mas com temperos mexicanos) e verduras cozidas, por exemplo. Sem esquecer, é claro, das tortillas. Em seguida, comem uma sobremesa (pudim ou algum “pastel”, que pode ser uma torta ou um bolo).

Entre a “comida” e a “cena” (jantar), acontece a “merienda”, que consiste em se reunir para comer pão doce, tacos, tamales e enchiladas. Na “cena”, o ritual é parecido com o almoço e se inicia entre 19h e 20h.

Como as famílias são grandes e tradicionais, os restaurantes costumam comportar mesas extensas para 8, 10 pessoas. E não pense que eles têm hora para terminar o almoço. Geralmente nós chegamos no restaurante, almoçamos e vamos embora e a mesma família ainda está lá, curtindo o momento familiar. É um momento de reunião e união em que a pressa não é bem-vinda.

Confira nossa galeria com alguns dos principais pratos típicos mexicanos:

É claro que depois de tudo isso você ficou com água na boca, não é mesmo? Pois o Netsabe tá aí pra isso! Utilize a busca para encontrar os restaurantes de culinária mexicana em sua cidade. Clique aqui. Agora, se você é do tipo que prefere colocar a mão na massa, não deixe de conferir nossa receita do original guacamole mexicano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA