Exagerou no sal? Não se preocupe!

0
2186

Nada como uma comidinha bem temperada, não é mesmo? O brasileiro é um povo que adora um bom tempero e, justamente por isso, consome duas vezes mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O mais impressionante, acredite: a maior parte disso deve-se à adição de sal de cozinha à comida pelos próprios consumidores. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o grande vilão não são os alimentos processados e industrializados, mas a comida preparada em casa, já que 70% do sal consumido no Brasil é adicionado aos alimentos pelo próprio consumidor.

sal-marinho-natural-sem-iodo-500g-19913-MLB20180006445_102014-F

O consumo excessivo de sódio aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, que são a principal causa de morte no Brasil e diminuir o seu uso na dieta é fundamental para garantir uma boa saúde. Mas isso não significa que o sal precisa ser completamente removido da alimentação! Basta atentar-se para utilizá-lo em doses recomendadas pela OMS.

Na hora de cozinhar, que atire o primeiro saleiro quem nunca, num momento de distração, errou a mão no sal e vivenciou aquele desespero de achar que a comida acabaria no lixo. Até os cozinheiros mais experientes já passaram pela tristeza de exagerar tanto no sal que, além de fazer mal à saúde, a comida se torna praticamente impalatável.

Se você chegou até esse texto porque está passando por essa situação desagradável nesse momento, respire fundo e fique calmo! O exagero no sal da receita é um equívoco reversível e o blog Netsabe tem as dicas certas para salvar sua refeição.

O truque da batata

batata

Se você provar a comida e perceber que está com sal demais, descasque uma batata, corte-a ao meio e coloque-a para cozinhar junto na panela por uns 10 minutos. Ela absorve o excesso de sal e o sabor da comida ficará mais agradável. O melhor é que você pode agregar a batata ao prato ou utilizá-la em outra receita, pois ela não ficará salgada demais.

Não tem batatas em casa?

açucar-faz-mal

Não se desespere! Geralmente, uma pitadinha de açúcar também ajuda a disfarçar o excesso de sal. Vá acrescentando aos pouquinhos e provando para não exagerar no doce dessa vez.

Santa lactose

Dependendo da receita, você pode acrescentar um pouco de leite ou creme de leite. Além de ajudar a corrigir o sal, ainda dá um toque especial ao prato.

A última esperança

Se nenhuma das sugestões anteriores resolver o problema, aumente a receita colocando um pouco mais de cada ingrediente – com exceção do sal, claro. Assim o sabor salgado se distribui melhor.

Para todos os ingredientes da sua receita, inclusive o sal (rs), use a busca do Netsabe para encontrar os supermercados que ficam mais próximos à sua casa. Clique aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA