Está se aproximando o Enem 2016! E agora?

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Falta pouco mais de um mês para a realização do Enem 2016, que será aplicado em 5 e 6 de novembro deste ano. Com a proximidade das provas, não é raro encontrar estudantes apreensivos. Afinal, foram meses de estudo e dedicação. O que fazer para manter a calma e se dar bem nos exames?

Antes de mais nada, é preciso que os alunos tenham em mente que o exame não é um sistema avaliativo, porém, envolve diversos fatores. A ansiedade é normal, necessária nos momentos finais da preparação e não deve ser vista como algo puramente negativo. Ela é a mola propulsora que estimula a ação para o cumprimento de metas. Sem uma dose de ansiedade, o vestibulando não se permitiria o desafio de ser avaliado para garantir uma vaga.

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O sucesso nas provas se baseia na tríade: estrutura escolar, apoio familiar e dedicação pessoal. A família deve ficar atenta aos sinais de ansiedade excessiva, já que ela pode prejudicar o desempenho do estudante, mesmo que os conteúdos estejam na ponta da língua. Alterações de humor, irritabilidade, tensão, alterações na alimentação e insônia são indicativos clássicos de que o estudante está estressado e ansioso. Se não administrada, essa ansiedade pode trazer graves prejuízos que vão de brancos no momento das provas até complicações mais sérias na saúde.

Para evitar transtornos com a ansiedade excessiva, o ideal é que o vestibulando crie rotinas funcionais de estudo associadas a pausas de lazer. O sucesso no Enem e nos vestibulares está intimamente ligado à disciplina, mas também ao descanso e lazer.

Por isso, o blog Netsabe levantou algumas dicas úteis para aliviar as tensões no período de preparação:

  • Dedique horas diárias de estudos, principalmente para as matérias de maior dificuldade;
  • Durma pelo menos 8 horas por noite. O organismo precisa de descanso para assimilar o conteúdo visto ao longo do dia;
  • Cuide de sua alimentação. Frutas, carnes magras e verduras contêm vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde;
  • Dedique uma hora para a prática de exercícios físicos e beba muita água. Exercícios contribuem para a manutenção da concentração;
  • Relaxe e se permita momentos de lazer. Um bom filme, ouvir música ou um passeio no shopping já aliviarão o estresse acumulado.

Para a reta final, indicamos:

  • Sessões de relaxamento no dia anterior às provas vão aliviar a tensão e melhorar a concentração na hora da prova;
  • Fazer breve revisão, porém, utilizar o dia anterior a prova para atividades prazerosas.
  • Manter o foco e confiar no conteúdo que foi assimilado ao longo do ano;
  • Nos dias de prova faça refeições leves e nutritivas;
  • Manter bons pensamentos e a autoestima elevada;
  • Dormir bem nas noites anteriores;
  • Levar lanche leve e água para a prova.
  • Confiar no seu potencial! Afinal, você se dedicou durante todo o ano e merece uma vaga na universidade.

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