Especial Halloween: conheça as origens desta tradição

0
602

No próximo sábado, 31 de outubro, comemora-se no mundo todo o conhecido Halloween, considerado o Dia das Bruxas. Por isso, o blog Netsabe decidiu preparar uma semana especial sobre a temática, a começar por hoje, com algumas curiosidades sobre essa data. Acompanhe!

A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muita famosa frase “doces ou travessuras”, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (Samhain significa, literalmente, “fim do verão”). O Samhain tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta).

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Entre os elementos acrescidos, temos, por exemplo, o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV.

No Brasil, a tradição mais comum é exatamente a de se fantasiar em festas e eventos com tema e decoração macabra. Bruxas, fantasmas, zumbis… as opções são inúmeras e a diversão fica garantida! E você? Já sabe onde vai passar o próximo sábado? Já decidiu sua fantasia? Se não, corre pro Netsabe que ainda dá tempo de alugar pra poder sair por aí causando arrepios! Veja aqui os estabelecimentos de aluguel de fantasias em sua cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA