Especial de Natal: Já montou sua árvore?

0
1277

Dezembro chegou e, com ele, as festas de fim de ano se aproximam. As decorações de Natal pelas lojas e shoppings começam a pipocar cada vez mais cedo e a sensação que fica é a de que o tempo está correndo. No mês em que se celebra o nascimento do menino Jesus, o blog Netsabe preparou uma série especial de postagens com a temática natalina que começa hoje com um assunto que não pode faltar nessa época: a árvore de natal!

natal2011_arvore_passoapasso_f_021

Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano. A árvore de Natal é um dos mais tradicionais símbolos cristãos relacionados ao nascimento de Jesus Cristo. De acordo com a Igreja Católica, ela representa a vida, já que, durante o inverno do Hemisfério Norte, época em que ocorre o Natal por lá, o pinheiro é única árvore que não perde suas folhas.

Mas você sabia que existe um dia certo para você montar a árvore de Natal? Conforme toda tradição, ela possui uma série de significados. A montagem do pinheirinho deve ser iniciada apenas no primeiro domingo do Tempo do Advento, que ocorre quatro domingos antes do Natal em si. Ou seja, em 2015 essa data foi em 29 de novembro!

Só não vai pensando que é só esse dia chegar que você pode sair montando a árvore toda de uma vez, hein? E também não precisa se desesperar se você não tiver começado a montagem da sua ainda! A Igreja Católica explica que a montagem deve ocorrer durante todo o Tempo do Advento, começando com sobriedade no primeiro domingo e se intensificando no terceiro.

presepio-natal

O mesmo vale para o presépio: primeiro você coloca a gruta e depois os enfeites e os animaizinhos. Jesus, Maria e José só devem chegar à decoração o mais próximo possível do dia 25 de dezembro. Outro detalhe para quem quer levar as tradições à risca: o presépio foi criado por São Francisco de Assis para simbolizar a humildade do menino Jesus – então, enfeites sofisticados, cheios de luzinhas, devem ser evitados.

E a desmontagem da árvore?

Essa data quase todo mundo sabe, não é mesmo? É em 6 de janeiro, também conhecido como o Dia de Reis. Mas você sabe o que isso simboliza? Trata-se da data em que os Três Reis Magos – Melchior, Baltasar e Gaspar – chegaram a Belém e conheceram o menino Jesus.

Para a Igreja Católica, é nesse dia que se encerram as expectativas para o Natal, ou seja, para o nascimento de Jesus Cristo. A partir daí, os Reis Magos se encarregaram de levar a novidade a todos os povos do mundo e a igreja começa um novo ciclo litúrgico.

tres-reis-magos

Quem passa o ano todo esperando pelo momento de montar seu pinheiro, não pode perder mais tempo para deixar sua casa cheia de clima natalino. Acesse o Netsabe para encontrar as lojas de artigos decorativos perto de você clicando aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA