Entenda por que a Proclamação da República é feriado

0
524

Muitos se perguntam por que 15 de novembro, dia que celebramos a Proclamação da República, é feriado. O início da resposta precisa ser: proclamação e independência são coisas distintas.

A DIFERENÇA

O feriado de 7 de setembro, a Independência do Brasil, aconteceu no ano de 1822, quando Dom Pedro I deu o histórico grito “Independência ou Morte” as margens do Rio Ipiranga.

Neste dia, o Brasil se libertava da condição de submisso à Coroa Portuguesa e assumia Dom Pedro I como monarca brasileiro. Já 15 de novembro, é quando o país muda seu regime para a República que conhecemos hoje.

Esse fato aconteceu em 1889, já no regime de Dom Pedro II, que por possuir apenas filhas mulheres e o único país latino que permanecia na monarquia, foi pressionado pelas elites a iniciar a República.

COMO ACONTECEU

O rumor criado no dia 14 de novembro, dizendo que o comandante Marechal Deodoro e o professor Benjamin Constant tinham sido presos, impulsionou as tropas a forçarem o início do novo regime.

Porém, se tratou de uma República governada por militares, o que gerou descontentamento da população, que agora vivia uma espécie de ditadura, gerando revoltas, com a Guerra de Canudos (1897) e Guerra do Contestado (1912).

O primeiro civil que assumiu o poder de Presidente da República foi Prudente de Moraes, de 15 de novembro de 1894 a 1898, que para o historiador Wilson Maske, foi o momento em que o Brasil se voltou para a democracia.

E você, o que vai fazer nessa quarta-feira de feriado?Proclamação da República

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA