Entenda direitinho o que é o Novembro Azul

0
3038

Durante todo o mês de novembro, pra onde quer que você olhe, já deve ter visto algo sobre bigodes e/ou Novembro Azul. Se você não sabe por que tanto buzz e o que é isso que as pessoas tanto falam, o blog Netsabe te explica direitinho o que está acontecendo.

O Novembro Azul é uma campanha de nível mundial que teve início na Austrália, no ano de 2003 e promove a conscientização, a prevenção e o combate ao câncer de próstata. O mês foi escolhido para lembrar a importância dos exames de prevenção a esse tipo de câncer já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado amanhã, no dia 17 de novembro.

ortiz_post_novembro_azul

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é ainda mais incidente que o câncer de mama nas mulheres. Isso porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e, portanto, convencê-los de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor é um desafio que atravessa gerações.

A partir da criação da campanha, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da causa. Como no Outubro Rosa (dedicado à conscientização do câncer de mama), alguns monumentos também mudam sua iluminação para a cor azul durante o mês. No Brasil, é comum vermos alguns símbolos importantes do país, como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha e o Maracanã, iluminados de azul em novembro.

cristo1

Vários países adotaram o Novembro Azul e, em muitos deles, ela representa mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos e a depressão masculina.

Conheça as ações brasileiras do Novembro Azul com mais detalhes acessando o site da campanha.

A doença

Também denominado Carcinoma da Próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Localizada logo abaixo da bexiga, tem a forma de uma noz e envolve a parte inicial da uretra. A função da próstata é fabricar o líquido que é eliminado junto com o espermatozóide, durante o ato sexual. Esse líquido é muito importante para manter a vitalidade dos espermatozóides na hora da fecundação.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar e exige exames preventivos de acordo com a orientação do urologista. Para a detecção do câncer de próstata, o médico, além de solicitar o exame de toque retal, que é rápido e indolor, para avaliar o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata, também pedirá o PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) que funciona como um complemento ao toque retal e pode diagnosticar qualquer tipo de alteração.

Vale citar que uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela SBU com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando a óbito mais de 10 mil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.

Realizar os exames anualmente é fundamental para garantir a saúde do homem e o Netsabe pode ajudar! Basta usar nossa busca, clicando aqui, para encontrar os urologistas da sua cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA