Em fevereiro, tem eclipse solar

0
763

O eclipse solar acontece quando a Lua, em seu movimento de translação ao redor da Terra, se coloca entre o nosso planeta e o Sol. Neste momento, conseguimos enxergar a olho nu apenas as bordas do Sol ao redor da Lua. Um fenômeno que sempre interessa a muitos, pela beleza e complexidade que traz do nosso planeta e sistema solar.

No Brasil, o eclipse acontecerá dia 26 de fevereiro, em um domingo, a partir das 10h da manhã pelo horário de Brasília – caso esteja em região com horário de verão, é preciso adicionar -, durando cerca de 3h até a Lua conseguir atravessar toda a grande estrela, acabando por volta das 13h a sua visualização em território brasileiro.

Locais que serão visíveis o eclipse

Infelizmente, será apenas um eclipse solar parcial que nós, brasileiros, veremos, o eclipse total ficara disponível apenas para os países ao Sul do Brasil. Em agosto, também está previsto para acontecer, no dia 21 deste ano, outro fenômeno de eclipse solar, mas somente os países da América do Norte conseguiram assisti-lo, coisa que não acontecia na terra do tio Sam desde 1979.

Eclipse solar
Locais que conseguiram enxergar o eclipse em amarelo.

A Lua também sofrerá eclipses no ano de 2017, um marcado para o dia 10 de fevereiro por volta da 20h30, com possibilidade de ser visto no Brasil e, outro, no dia 7 de agosto, para os continentes europeu, africano e asiático.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA