Doe sangue nesse Carnaval

0
504

Você sabia que o período de férias e principalmente, nas festas de fevereiro, são os picos de menores volumes no estoque dos hemocentros? Por isso, doe sangue nesse Carnaval.

PRECISA-SE DE SANGUE

De acordo com os hemocentros brasileiros, são cerca de 30% a menos nos bancos de sangue por conta das festas do período.

Ao contrário do abastecimento, o volume da demanda por bolsas de sangue aumentam. Os postos de saúde aumentam os pedidos neste período, visto que há mais acidentes de trânsito por conta da alta ingestão de álcool.

Mas os hemocentros não pararão, exceto na terça-feira de carnaval (6) e na quarta-feira (7) até meio-dia, todos os locais de doação continuam funcionando em horário comercial.

NECESSÁRIO PARA DOAR

Lembrando que para quem deseja doar é preciso responder, no local da doação, uma lista de avaliação para conferir se o sangue está apto.

Além disso, o voluntário também deve estar se sentindo bem no dia, tiver entre 18 a 65 anos, pesar acima de 50 kg e levar seu documento com foto.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade ou estado exposto a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS e chagas).

Também estão fora dos elegíveis: mulheres grávidas ou amamentando; usuários de drogas e pessoas que tiveram relação sexual casual ou com desconhecidos sem uso de preservativos.

RECOMENDAÇÕES AOS VOLUNTÁRIOS

Caso você esteja interessado a doar e se encaixe nos pré-requisitos, fique atento as recomendações:

  • Não é aconselhado doar em jejum ou sentirá fraqueza após o ato;
  • Faça um repouso antes do dia, de no mínimo 6 horas;
  • Não ingira bebida alcoólica nas 12h anteriores a doação e não fume por pelo menos duas horas antes;
  • É também indicado evitar alimentos gordurosos;

Encontre os postos de coleta com a ajuda do Netsabe. Filtre pela sua cidade e saiba qual o mais perto de você.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA