Dica de memorização: Palácio da Memória

0
502

Memorizar itens para comprar no supermercado, informações para fazer aquela prova difícil ou cronologia dos fatos não é pra qualquer um, mas o tricampeão do World Memory Championships (Campeonato Mundial da Memória), Andi Bell, tem uma técnica infalível. O nome do método é Palácio da Memória e chama-se assim por relacionar os dados que precisa lembrar com locais físicos de um ambiente.

Dica de memorização: palácio da memóriaO segredo é o seguinte, tornar a informação que precisa ser lembrada em uma imagem inusitada em sua cabeça relacionada a um local muito familiar, como por exemplo, a sua casa. Cada objeto ou dado corresponderá a um ambiente. Assim, quando precisar relembrar é só visualizar entrando em sua casa e, de acordo com Andi, o seu cérebro automaticamente traz a imagem uma vez criada.

Por exemplo, sua lista de supermercado é leite, banana, café, carne, pão, arroz e refrigerante. Conte uma história mentalmente, imaginando cenas mirabolantes, dessa forma:

Comece pela garagem, entre correndo, pois está chovendo leite. Ao abrir a porta para a sala de estar, você vê sua TV pendurada em um cacho de banana. Entrando para o seu quarto, o chão está cheio de pó de café, uma sujeira. Na cozinha, a bancada é feita de carne. Passando pelo banheiro, você lava as mãos e enxuga em pães. No jardim, há um montante imenso de arroz e na área de lavar, a sua máquina está lavando as roupas com refrigerante.

De acordo com Bell, por se tratar de locais familiares e situações surreais, o cérebro tende a guardar com mais facilidade. Bom, não custa tentar, não é mesmo? Fica aí a dica!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA