Diário do Leitor em “E-sports: por que jogamos tanto?”

2
17384

Hoje, o blog selecionou mias um texto para o Diário do Leitor dos apaixonados por escrever e esse, além disso, é também amante de jogos.
Também quer participar?
É só enviar o seu texto para blognetsabe@algartelecom.com.br e ficaremos felizes em contar a sua história. Compartilhe sua paixão conosco!

 

E-sports: por quê jogamos tanto?

Muitos pais não conseguem compreender o motivo que faz os seus filhos ficarem tanto tempo preso no quarto em frente a tela de um computador, nas suas mentes, pensam: “Porque esse moleque gosta tanto de jogar esse joguinho? ”, o que eles não entendem é que isso não é apenas um “joguinho”, pois para nós jogadores tem um significado muito maior por trás.
O motivo que fez cada um começar a jogar varia de pessoa para pessoa, mas o que a maioria tem em comum é o motivo que os faz continuar jogando. Mesmo passando raiva e sofrendo com o jogo com o mesmo, nós continuamos jogando, é como se fosse o vício de uma droga, quando se inicia não consegue mais parar.
A maioria das pessoas não entendem esse porquê, mas está começando a ser considerado um esporte, assim como o namorado de um amigo da minha faculdade me disse uma vez “Não faz sentido isso ser considerado um esporte, qualquer um consegue jogar, futebol é bem mais difícil”, mesmo discordando, preferi não discutir. O que ele não conseguiu entender é que, E-sports e Futebol possuem um caminho ao estrelato parecido, já que da mesma forma que muitas pessoas jogam futebol e muitas jogam os e-sports, mas poucos são aqueles que conseguem fazer dessa paixão uma carreira.
É preciso muito treino e trabalho árduo para se conseguir chegar ao patamar de “pró-player” (jogador profissional), somente com uma rotina de treinos pesada e uma dieta extremamente saudável. Assim, eu me pergunto: “Qual a diferença dessa carreira para o que acontece no dia a dia dos outros atletas? ” Absolutamente nenhuma, o que difere é que cada esporte realiza atividades diferentes.
Entretanto, se você tiver um pensamento igual ao namorado do meu amigo (não citarei nomes, mas ele gosta de muito CÁlcIO) deve estar ponderando “Mas, vocês não possuem ídolos, como em outros esportes, ou grandes nomes como Pelé, Maradona e etc.” é aí que você se engana, só pra não me prolongar, direi apenas alguns nomes de League of Legends do cenário BR: Kami, o mais querido do mundo do LOL e o MID LANER mais adorado; BRTT RX, o cara mais carismático e foda do cenário e um ADC que muitos gostariam de ser parecido; Revolta, o fera dos smite e aquele pessoa que é conhecida por virar a mesa quando poucos acreditam e um dos JUNGLERS mais aclamados do Brasil; e só para brincar, o querido ManaJJ, o pulador de muros igual a nova atualização do Talon que fico muito OP. Esses são apenas alguns do nosso cenário nacional, existem muitos outros pelo Brasil a fora.
Depois de tudo isso, você provavelmente está se perguntando “O que esse texto tem em comum com o título? ” Vou te explicar, para nós jogadores, consideramos essa prática como uma válvula de escape do mundo real, uma maneira de fugir de problemas do cotidiano. Mas, também, existe algo por trás de tudo isso, um sentimento de amor pelo jogo que une tantos jogadores de lugares, pensamentos, crenças, credos, cores, religiões diferentes. Quando se trata do jogo, todos se unem de uma maneira difícil de ser explicada, todo esse amor que sentimos por um “joguinho” é similar a paixão descrita por todos os fanáticos por outros esportes.
Para finalizar, eu gostaria de dizer algumas palavras para todos aqueles que não conseguem entender essa nova concepção de esporte: Leve em consideração que, para poder jogar é necessário o mesmo esforço e concentração que qualquer outro esporte, com a mesma paixão dos jogadores, o diferencial está no modo em que as atividades são realizadas.
Dedicatória:
Esse texto vai para todos os amantes de E-Sports e também, todos aqueles que não entendem esse novo esporte. Para estes, peço que tentem abrir suas mentes aos poucos, e irá perceber o quão maravilhoso e divertido o mundo pode ser quando você enxerga tudo de maneira diferente.

 

Vinícius Cirilo
Graduando em Publicidade e Propaganda – Uberlândia

2 COMENTÁRIOS

  1. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites e
    nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem feito
    e explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.
    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

Comments are closed.