“Dia Extra”: curiosidades sobre 29 de fevereiro

0
801

Hoje é dia 29 de fevereiro e isso significa que o ano de 2016 é um ano bissexto: quando um dia extra é adicionado ao final deste mês a cada quatro anos. Isso todos sabemos desde a escola, mas você sabe porque isso acontece?

fever

A explicação é simples e está na astronomia. A órbita completa da Terra em torno do Sol leva exatamente 365 dias e seis horas. Essas seis horas adicionais, quando somadas, completam as vinte quatro horas que dão origem ao dia extra a cada quatro anos. Essa medida foi adotada para manter nossos relógios e calendários em sincronia com o movimento de translação da Terra e suas estações.

Mas por que fevereiro foi o “premiado” no calendário? Culpa do imperador romano César Augusto. Originalmente, fevereiro tinha 29 dias e ganharia o dia 30 a cada quatro anos. Porém, o imperador quis que o oitavo mês tivesse o nome em sua homenagem, agosto. Mas agosto tinha um dia a menos que o mês de julho, que homenageava o seu predecessor Júlio César. Para que agosto tivesse os mesmos 31 dias, retirou-se o 29º dia do mês de fevereiro.

Confira mais algumas peculiaridades que o blog levantou a respeito dessa data:

Dia de pedir a mão

a-proposta1

Um costume do Século V, na Irlanda, propunha que as mulheres usassem o 29º dia de fevereiro para se declarar e pedir seus pretendentes em casamento. Era a única chance a cada quatro anos para conseguir tal feito. Existe uma teoria de que na Escócia do século XIII, a rainha Margarida transformou o costume em lei, porém o fato nunca foi comprovado. Segundo a história, todas as mulheres solteiras tinham a liberdade de fazer pedidos em 29 de fevereiro. O homem que recusasse a proposta teria de pagar multa.

Nascimentos

1508871_orig

As chances de alguém nascer em 29 de fevereiro são de uma em 1461, mas são bem comuns. Os “saltadores”, como são conhecidos pelo mundo, escolhem entre o dia 28 de fevereiro e 1º de março para comemorar o aniversário. Alguns sugerem que se a pessoa nasceu antes do meio dia, que comemore no dia anterior. Caso tenha nascido no período da tarde ou noite, a festa fica para o dia 1º. Cerca de 4,1 milhões de pessoas no mundo nasceram no dia 29.

Feriado? Por que não?

anthonytwitter

Um movimento de trabalhadores na Inglaterra pede que o dia 29 de fevereiro seja um dia livre de trabalho. A explicação seria de que eles trabalham de graça neste dia, baseado num contrato em que o salário é baseado em valores anuais. Mesmo não sendo oficialmente uma folga, a data é comemorada na cidade de Anthony, nos Estados Unidos. Um festival de quatro dias celebra o 29 de fevereiro, incluindo uma grande festa de aniversário para os bebês nascidos no dia.

Eventos

olimpiadas_da_vida

Coincidência ou não, desde 1896 que as Olimpíadas acontecem em ano bissexto. Com uma exceção: o ano de 1900. Anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400 (1700, 1800, 1900) não ganham o dia extra para ajudar o calendário a continuar sempre ajustado com o movimento de translação. Entre os outros eventos que acontecem em anos bissextos estão as eleições presidenciais nos Estados Unidos e municipais no Brasil. Também é celebrado o dia das doenças raras no dia 29.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA