Dia do vestibulando: dicas para estudar

0
628

Hoje é considerado o dia do vestibulando e para celebrá-lo, os estudantes devem intensificar os seus estudos. O ENEM (Exame do Ensino Médio) já teve suas inscrições encerradas e hoje é o último dia de pagamento da taxa, restando agora, apenas a preparação para as provas que levam ao ingresso em faculdades públicas e em programas de educação do governo.

As avaliações serão nos dias 5 e 12 de novembro, onde são dispostas 180 questões objetivas, divididas em 45 para cada área do conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e uma redação de um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas.

E para ajudar quem está na maratona de estudos, separamos algumas dicas de como melhorar seu desempenho nas provas do ENEM. São elas:

Dia do vestibulando

Divisão do tempo

Por ser uma prova extensa e que exige muita leitura, a grande dica é não se desgastar em poucas questões. Assim como existem aquelas que tomam um maior espaço de tempo, sendo consideradas mais difíceis, existem as perguntas fáceis e lógicas e, são nessas que você deve “ganhar tempo” para voltar naquelas que estava em dúvida.

Não decore, compreenda

O ENEM é uma avaliação toda pautada na interpretação do problema, ou seja, não adianta decorar regras ou artimanhas para lembrar as respostas. Na maioria das vezes a questão já te dará a resposta correta, basta que você saiba interpretá-la no momento da prova. Busque entender as regras, seja de português, exatas ou humanas, assim você sairá melhor ao final do exame.

Comece a ler

Comece agora a ler muito, seja livros de entretenimento ou para estudo. Como já dissemos, o ENEM é extenso e com questões que exigem interpretação de textos, acostume seu cérebro a ler por longas horas e não perder o foco. Esse passo o ajudará a terminar toda a prova compreendendo o que está lendo por completo.

De olho nos jornais

O exame sempre está por dentro das atualidades e é muito mais fácil você ler um texto em que já entende do assunto. Por isso, entre de cabeça em todas as últimas notícias no período de um ano dos jornais, pois a possibilidade de estar em metade de sua prova são gigantes.

Simule o ENEM

Fazer simulados com as edições anteriores é um ótimo treino, sendo extremamente válido reproduzir as condições do dia real da prova, com horários, regras e tempo. Tudo isso ajuda a se preparar para o dia do “jogo da final”. Vale até levar os lanchinhos!

Por fim, tenha bastante calma. O ENEM é uma etapa da vida estudantil que você irá ultrapassar, se preparando com antecipação não há por que ficar nervoso. Tenha uma boa preparação!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA