Dia do Pão de Queijo: receita da iguaria mineira

0
1154

Você sabia que essa semana, mais especificamente no dia 17 de agosto, comemorou-se o Dia Nacional do Pão de Queijo? A data foi instituída pela apresentadora Ana Maria Braga que, ao iniciar um concurso em 2007, se surpreendeu com a quantidade de receitas recebidas. Desde então, lanchonetes, bares e casas de fast food entraram na brincadeira e passaram a promover, nos anos seguintes, ações ligadas à data.

Até hoje não existe uma informação oficial sobre a origem do pão de queijo. Histórias que permanecem vivas no interior de Minas Gerais dão conta de que a receita original teria sido criada no estado em meados do século XVIII. Outros dizem que o produto existia desde a época da escravidão. Mas, independentemente da origem do produto que conquistou o Brasil, o que ninguém discorda é que a mistura de queijo, polvilho, leite, ovos, sal e manteiga, criada nas fazendas mineiras, quando todos se reuniam para fazer quitutes, se tornou um hábito de consumo irresistível.

Pra não deixar a data passar em branco, o blog traz nessa sexta-feira uma receita do mais tradicional pão de queijo mineiro! Pra adquirir os ingredientes e já poder colocar logo a mão na massa, veja no Netsabe onde estão os supermercados mais próximos de sua casa.

Para aqueles que não são adeptos de sujar as mãos também não há problema! Não existe uma padaria sequer que não sirva um delicioso pão de queijo bem quentinho. Veja aqui as panificadoras mais próximas de sua casa.

Receita do Dia: Tradicional Pão de Queijo Mineiro

pao

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Sal a gosto
  • 6 xícaras (chá) de polvilho doce
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de queijo minas padrão meia cura ralado

Modo de preparo

  1. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo, a água, o leite e sal.
  2. Despeje sobre o polvilho, em uma tigela, mexendo com uma colher.
  3. Deixe esfriar.
  4. Adicione os ovos, um a um, misturando.
  5. Acrescente o queijo, misture bem, modele bolinhas e transfira para uma forma média.
  6. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente.
  7. Sirva em seguida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA