Dia do Fotógrafo: conheça a profissão

0
772

No dia 08 de janeiro, hoje, comemora-se o Dia do Fotógrafo no Brasil. Essa data corresponde ao dia em que a daguerreotipia – antigo processo de obtenção de imagens fotográficas – foi oficialmente trazida ao país. Para comemorar a data e homenagear esses profissionais, o blog Netsabe traz um pouquinho de informação sobre essa profissão, muitas vezes mal interpretada pela maioria das pessoas.

man-camera-taking-photo-photographer-1

Ainda há quem acredite que ser fotógrafo é uma das profissões mais fáceis e lucrativas que existem. Basta apertar um botão e voilá: a foto está feita! Agora é só comercializá-la a um preço altíssimo e lucrar com o esforço de apenas um dedo. A realidade, no entanto, é muito diferente, e esconde algumas verdades pouco conhecidas: exige persistência, talento, dedicação e aprendizado contínuo.

“Vire fotógrafo em um dia” e “compre uma câmera e lucre de forma extraordinária” são algumas das propagandas enganosas encontradas por aí, assim como a falácia de que apertar o botão de uma máquina profissional forma um fotógrafo instantaneamente. Uma coisa é certa: a fotografia realmente está em alta. Porém, a democratização e popularização de câmeras fotográficas, inclusive as de celulares, não substituíram a visão, o olhar e o conhecimento de um fotógrafo profissional e especializado.

Além do tempo de profissão, de anos de prática diária e investimentos financeiros em equipamentos de ponta, a profissão passa pelo campo teórico e de formação. É por isso que existem cursos de formação superior, especialização e cursos técnicos ministrados por escolas e professores sérios. Além disso, em determinadas áreas há necessidade de conhecimento específico, registro profissional – tal como os repórteres fotográficos.

Além do fotojornalismo, a profissão tem um amplo leque de mercado: fotografia de moda, fotografia publicitária, fotografia de produto, de pets, social, arquitetura, retratos, de esportes, de natureza, entre muitos outros.

digital-cameras-camera

Só quem é fotógrafo sabe de todas as trilhas que percorrem, todas as coisas que deixam para trás e de todas as lágrimas e suor que derramam para fazer o trabalho ser cada vez melhor. Por isso, dizer que é possível virar fotógrafo em um dia é mais do que uma afronta – é quase jogar por terra todo o esforço de uma vida!

Para aqueles que, apesar das dificuldades, decidem seguir em frente, o destino é a realização. Os que chegam lá garantem que, depois de todo o processo, descobrem que valeu a pena e se sentem realizados profissionalmente.

Quem ama fotografia e está disposto a trilhar os obstáculos para se tornar um fotógrafo profissional pode usar a busca do Netsabe para encontrar os melhores cursos de fotografia da sua cidade e, ainda, os estabelecimentos apropriados para a compra de equipamentos. Basta clicar aqui.

Agora, se você apenas precisa de um desses profissionais para fotografar o seu evento, encontre os melhores fotógrafos da cidade clicando aqui!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA