Descubra Incríveis Curiosidades Mineiras

0
506

Minas Gerais está na lista dos estados mais surpreendentes e característicos do Brasil. Com um povo famoso pela hospitalidade, simpatia e com um jeitinho de ser especial, quem conhece a região, com certeza, não se esquece da conversa boa, da culinária maravilhosa, das belas paisagens e de todas as riquezas que o estado tem a oferecer. E para demonstrar ainda mais admiração pelo estado, neste artigo separamos algumas curiosidades mineiras.

Curioso? Pode ter certeza que algumas curiosidades nem os próprios nativos têm conhecimento. Confira!

4 Curiosidades mineiras

Como foi dito, Minas Gerais é um estado com características marcantes. Portanto, quem visita a região consegue perceber todos os traços culturais que não são encontrados em nenhuma outra região do país! Afinal, de início, o jeito calado e desconfiado do povo mineiro, rapidamente se revela com o jeito carismático e hospitaleiro, que proporciona longas e boas conversas. No entanto, existem alguns fatos desconhecidos e que tornam Minas Gerais uma região ainda mais especial. Veja:

Não tem como não se apaixonar e não se surpreender, não é mesmo?

 

1. UAI?

Mesmo sem conhecer Minas Gerais, é provável que já tenha ouvido falar da expressão local mais característica: “UAI”. A maioria das pessoas acredita que se trata de uma gíria mineira. Porém, a palavra possui uma origem bem diferente. Para quem não sabe, o termo foi criado durante a época da Inconfidência Mineira, e era utilizado como forma de identificação entre os membros da organização do movimento.

Ao falarem “UAI” os participantes conseguiam se identificar  e despistar da polícia portuguesa. Resumidamente, o termo significa União, Amor e Independência.

 

2. Mineiro Come-quieto

Não é atoa que o povo de Minas Gerais é conhecido como aquelas que “comem-quietos”, ou seja, agem de maneira discreta, sem que ninguém perceba. A expressão tem origem no século XVII, principalmente no período marcado pela mineração. Durante esse período, devido à maior movimentação das cidades,passou a faltar muita coisa, principalmente, alimentos. Para conseguir sobreviver, os moradores aprenderam a armazenar comida para poderem se alimentar.

 

3. Pão de queijo

Um dos quitutes mais queridos do Brasil, e também saboreado fora do país, é o pão de queijo. O famoso pãozinho foi criado por volta do século XVIII. A receita envolve a junção entre o polvilho de mandioca, gordura de porco, sal, manteiga e queijo.

 

4. Mais curiosidades mineiras

  • a primeira capital mineira foi a cidade de Mariana, no interior do estado;
  • Minas Gerais é o estado com maior número de municípios: 853;
  • o famoso Rio São Francisco nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra;
  • a Maria-Fumaça mais antiga do mundo realiza um percurso de 12 km entre as cidades mineiras de São João Del Rei e Tiradentes.

Gostou de conhecer algumas curiosidades mineiras? Comente e compartilhe! Aproveite e confira também mais conteúdos no blog do Netsabe!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA