Cuidados das Unhas – Saiba Como Deixá-las Mais Fortes e Saudáveis

0
29

Prestar atenção aos cuidados das unhas é necessário. Afinal, a estrutura pode carregar diversos tipos de bactérias responsáveis por desenvolver doenças. Em muitos momentos, lembramos de proteger a pele, os cabelos, mas esquecemos das unhas. E para te ajudar a mantê-las saudáveis e fortes, neste artigo separamos algumas dicas de cuidados. Confira e aplique o quanto antes na sua rotina!

Principais cuidados das unhas

Você sabia que, assim como a pele e cabelos, as unhas também são sensíveis a diversos fatores que podem enfraquecê-las. Alimentação, a forma como são cortadas, a hidratação, como são esmaltadas e os produtos utilizados para limpeza. Sem falar que problemas de saúde, como estresse e ansiedade excessiva podem comprometer muito a saúde das estruturas. Veja algumas dicas:

1.Alimentação

Sem dúvidas, se você quer ter unhas saudáveis e fortes, investir em uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, é o primeiro passo! Não só as unhas, como sua pele e cabelos vão agradecer, e assim apresentarão grande melhora. A deficiência da ingestão das vitaminas do complexo B leva ao aparecimento de listas nas estruturas das pontas dos dedos. A falta de cálcio também é responsável por deixá-las secas e quebradiças.

Consumir alimentos como laranja, limão, tangerina, ovos, carnes, aves e laticínios podem ajudar na manutenção da saúde das unhas.

2.Atenção aos cuidados básicos

Além da alimentação, as unhas devem ser periodicamente lixadas e cortadas. Para isso, você vai precisar de um cortador de unhas, alicate e lixa. Retire com cuidado peles mortas, apare e lixe as unhas para evitar o acúmulo de sujeira embaixo das unhas. No entanto, preste atenção na higiene dos utensílios que serão utilizados, se caso for ao salão, prefira estabelecimentos que utilizem itens descartáveis, para não correr o risco de contaminação.

3.Mantenha suas cutículas

Diante dos cuidados das unhas, um ponto que não deve ser desconsiderado são as cutículas. Muitas pessoas, ao fazerem as unhas, têm o hábito de retirá-las. Porém, de acordo com médicos especialistas, a pequena camada de pele ajuda a manter saudável e proteger as unhas.

Para quem não resiste e não consegue ficar sem tirar as cutículas, a dica é diminuir a frequência. Nesse caso, existem no mercado diversos produtos que ajudam na hidratação e suavizando a aparência.

4.Esmaltação

Se você é vaidosa, é possível que adore deixar suas unhas esmaltadas. Porém, o ideal é que elas não fiquem sempre pintadas. O excesso de esmaltes pode causar manchinhas brancas nas unhas e enfraquecê-las. Caso tenha o costume de sempre esmaltar as unhas, tente ficar uma semana sem esmalte e deixe sua unha respirar.

Gostou das nossas dicas para ajudar com os cuidados das unhas? Compartilhe e aproveite para conferir outros conteúdos do blog da Netsabe!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA