Conheça a prática do Stand Up Paddle

0
781

Apesar de estar na moda só agora, o SUP – como o Stand Up Paddle é chamado – existe desde 1960, originado nas praias havaianas, onde o surf é um esporte nativo. O desporto foi criado, principalmente, para dias em que os mares não estão em condições para surfar e, ao longo dos anos, diversificado para agradar todos os gostos.

O SUP, é a variante do surf em que o praticante fica em pé em cima de uma prancha e usa um remo para se mover sobre a água. No Brasil, é tendência nas praias cariocas e paulistas, conquistando, também, os rios e lagos das demais regiões.

Para ser um praticante desse esporte que fortalece todo o corpo, é preciso poucos equipamentos, são eles: prancha para Stand Up Paddle, essa é definida a partir do peso e experiência do remador; Remo, de 15 cm a 25 cm a mais de altura que o praticante; coletes e leash, alguns dos locais em que se praticam o desporto são necessárias medidas de segurança; filtro solar e roupas de acordo com o clima também são fundamentais.

No Stand Up, foram popularizadas algumas modalidades, como: Wave, Race, Freestyle e Rafting.

WAVESUP Wave

Como o nome já sugere, no estilo SUP Wave o objetivo é potencializar as habilidades do surf clássico e moderno com os equipamentos prancha e remo. Detalhando, é surfar a onda, com o auxílio do remo ao lado, por isso, este deve conter uma pá ao final e ser de menor comprimento. Em suas competições, existem juízes e regras que avaliam o desempenho dos atletas, similar ao surf.

RACESUP Race

A principal diferença desta modalidade é que o objetivo é realizar o percurso em menor tempo que os concorrentes, avaliando assim, as habilidades do atleta com o remo. Suas pranchas são maiores e parecidas com canoas, afim de buscar uma estabilidade maior sobre a água, potenciando a velocidade, as diferenças nos remos estão na pá e comprimento, ambos maiores para proporcionar uma remada mais longa.

Suas competições podem ser realizadas em águas lisas, como lagos ou mares sem ondas, as chamadas flat water ou em condições turbulentas, em que há vento e ondulação, as downwind.

FREESTYLESUP Freestyle

A finalidade desta modalidade é avaliar a variedade de manobras que o atleta tem habilidade de praticar no Stand Up Paddle. Os locais realizados podem ser diversos, seus equipamentos de acordo com a experiência do praticante, pois o que se analisa nesta variante é a mobilidade do corpo e o auxílio que é atribuído ao remo.

RAFTINGSUP Rafting

Assim como o rafting tradicional, este é realizado em corredeiras, mas com o diferencial de ser sobre as pranchas de SUP. Seus equipamentos de segurança devem ter um cuidado especial, são utilizados capacetes, visto que nos locais em que se pratica é comum rochas e pedras nas águas, coletes não são facultativos e roupas compridas de neoprene.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA