Conheça 3 Receitas de Doce de Leite Mineiro

0
44

Difícil encontrar alguém que não aprecie um bom doce de leite mineiro, não é mesmo? A iguaria tem sua origem dividida entre mineiros e os argentinos, porém, quem ama o doce sabe bem diferenciar a sabor inconfundível da receita brasileira.

Ao contrário do que possa parecer, fazer doce de leite mineiro não é difícil. São poucos os ingredientes necessários, no entanto, é preciso técnica e paciência para o cozimento e para que o ponto seja atingido com exatidão.

Que tal saborear com essa delícia? Confira a dica que separamos neste artigo e aprenda a preparar um típico doce de leite mineiro!

A origem do doce de leite mineiro

Como foi dito, o famoso doce feito à base de leite e açúcar apresenta as versões mineira e argentina. Os dois são maravilhosos, porém, o toque de Minas Gerais é inconfundível, pois a receita cria uma pasta cremosa e brilhante.

Não se sabe ao certo onde e quando surgiu o doce de leite mineiro, porém muitos estudiosos apontam que a delícia pode ter surgido devido à necessidade de encontrar técnicas que prolongassem a conservação do leite. Assim, ao fervê-lo com água, após algumas horas, os dois ingredientes seriam responsáveis por criar o doce que conhecemos hoje.

Ao decorrer dos anos, diversas receitas foram sendo criadas, tornando o sabor ainda mais maravilhoso. Veja:

1.Doce de leite mineiro cremoso

O doce de leite caseiro e cremoso é simples de ser feito:

Você vai precisar

  • 2 litros de leite;
  • 4 xícaras de açúcar;

Modo de preparo

Misture os dois ingredientes em um panela grande e com fundo grosso. Cozinhe em fogo médio e mexa com uma colher de pau, até que levante fervura. Em seguida, diminua o fogo e siga mexendo, por cerca de 45 minutos, até obter um doce marrom e com consistência pastosa. Retire o doce da panela e sirva!

2.Doce de leite na panela de pressão

 Você vai precisar

  • 1 lata de leite condensado.

Modo de preparo

Cozinhar um típico doce de leite pode ser mais simples do que você imagina! Para isso, coloque uma lata de leite condensado de qualidade em uma panela de pressão e cubra com água completamente. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar. O tempo de cozimento vai depender do ponto desejado do doce. Para quem deseja uma consistência cremosa, 30 minutos é ideal, para quem deseja obter um doce de leite mineiro em ponto de corte, é necessário deixar a pressão por 45 minutos.

3.Doce de leite cremoso com sabores

Que tal incrementar o seu doce de leite? Com as duas receitas clássicas é possível cozinhar o doce e adicionar um toque especial. Experimente colocar coco ralado, ameixas secas, chocolate meio amargo, baunilha e a clássica combinação mineira com queijo.

Gostou das nossas dicas de receitas de doce de leite mineiro? Aproveite e continue navegando pelo blog da Netsabe e confira delicias de Minas Gerais!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA