Como Começou a Cidade de Uberlândia? Descubra!

0
11

Com aproximadamente 700.000 habitantes, Uberlândia é o segundo município mais populoso de Minas Gerais. A cidade compõe a região do Triângulo Mineiro, com Uberaba, Araguari, Ituiutaba e Araxá. A região é conhecida pelos processos de urbanização e crescimento populacional acelerados. Se você quer saber como começou a cidade de Uberlândia, localidade referência, saiba mais neste artigo!

 

Entenda como começou a cidade de Uberlândia

 

Para saber como começou a cidade de Uberlândia, é necessário entender que os primeiros indícios de povoamento na região, que hoje se localiza o município de Uberlândia, ocorreram em 1632, período que envolve a colonização do Brasil. A localidade pertencia à Capitania de São Vicente e a partir de então passou a pertencer à Capitania de Minas Gerais e São Paulo.

No início do século XIX, o desbravamento realizado por bandeirantes possibilitou a criação das primeiros povoados, uma delas denominada Fazenda São Francisco que, posteriormente, daria origem ao município de Uberlândia. A partir do desenvolvimento, o povoamento da região passou a ser uma realidade. Muitas famílias passaram a viver na região e proximidades.

Sabemos que uma cidade cresce e se desenvolve a partir do momento que são desempenhadas atividades comerciais, econômicas e sociais. Com as expedições constantes ocorridas entre os séculos XVIII e XIX, a região ficou conhecida como Sertão da Farinha Podre, hoje denominada Triângulo Mineiro, assistiu a mudanças significativas.

Porém, o que não é muito apontado, é que a ocupação de Uberlândia e região só começou mesmo após o século XIX, pois até então a localidade era apenas conhecida como ponto de passagem de grupos desbravadores. A fixação no local começou a ocorrer por meio da concessão de Sesmarias por meio de uma campanha para efetivação do povoamento.

 

O crescimento e desenvolvimento de Uberlândia

 

Por meio da concessão de Sesmarias, inúmeras famílias passaram a se fixar na região, fato que propiciou o surgimento de inúmeros estabelecimentos comerciais, atraindo cada vez mais habitantes para o local. Até o fim da século XIX, a cidade de Uberlândia era definida como um pequeno povoado, porém, em o município recebeu a emancipação de Uberaba no fim da década de 1880, com auxílio da Lei Estadual 1.1280, de 19 de Outubro de 1929.

Antes de ser conhecida como Uberlândia, a cidade era conhecida como São Paulo de Uberabinha. A nomenclatura atual foi oficializadas apenas em 1929.

Agora que você já sabe como começou a cidade de Uberlândia, aproveite para conferir mais conteúdos no blog da Netsabe e confira a seleção de serviços disponíveis na região!

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA