Como a Saúde Mental Impacta Tanto Quanto a Saúde Física

0
151

A saúde mental é um elemento indissociável para que ocorra o equilíbrio entre a mente e o corpo físico. Ou seja, esses dois pontos são complementares para o equilíbrio do ser humano. Resumidamente, ter uma mente saudável é nos sentirmos bem com nós mesmos, ter uma boa relação com o próximo e sermos capazes de lidar com diferentes situações, independentemente das adversidades aparentes.

É importante ter a compreensão de que a saúde mental compromete completamente na qualidade vida de uma pessoa. Quanto mais dificuldade o indivíduo encontrar para ter harmonia consigo mesmo, maiores serão os impactos tanto no corpo como na mente.

Ficou interessado na temática? Confira este artigo na completo e saiba mais sobre o assunto!

 

A importância da saúde mental

Como foi dito, a saúde mental pode ser definida como equilíbrio existente entre as vivências internas e externas de qualquer indivíduo. Portanto, é a capacidade de administrar a própria vida, independentemente das adversidades. É conseguir ser o sujeito de todas suas ações e buscar viver a vida com intensidade, respeitando a si mesmo e ao próximo.

Conseguir manter a saúde mental positiva é essencial para levar uma vida leve e mais feliz. Muitas pessoas pensam que o mais importante é cuidar de aspectos que envolvem os termos materiais da vida, se preocupam com as roupas que cobrem o corpo, com o celular do momento, com o trabalho excessivo e com inúmeros outros aspectos. Porém, se esquecem de cuidar da mente.

E quando a saúde mental não vai bem, é bem provável que todas as conquistas materiais percam todo o sentido. A vida passa a perder a graça que tinha antes, o olhar perde o foco, as relações pessoais enfraquecem e o gosto por viver diminui.

 

Os impactos de uma saúde mental ruim

No senso comum, a depressão é o indício de problemas decorrentes de uma saúde mental prejudicada. É fato que o estado depressivo é um dos maiores problemas da atualidade, a doença, que já é considerada o problema do século XXI, atinge cerca de 322 milhões de pessoas no mundo. O dado foi divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Porém, a depressão não é o único impacto decorrente da desarmonia da mente humana, outros sintomas visíveis são:

  • ansiedade excessiva;
  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • transtorno bipolar;
  • mudanças repentinas de humor;
  • dependência químicas;
  • insônia;
  • falta de disposição.

Ao perceber algum desses sintomas, é melhor saída é sempre procurar a ajuda de um profissional. Psiquiatras e psicólogos são os especialistas que poderão ajudar no processo de renovação e fortificação do bem-estar mental.

Gostou deste artigo? Aproveite e continue acompanhando os conteúdos publicados no blog da Netsabe!

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA