Chancliche ou ariche: um queijo árabe

0
1885

Nem só de quibe vive a culinária árabe! O chancliche também conhecido como sorke ou ariche é o queijo árabe mais popular entre os sírios e libaneses, mas também muito apreciado aqui no Brasil. O grande dilema é o seu preparo, dificuldade nível Rodrigo Hilbert, gasta quase três dias e requer paciência de quem está preparando.

Para encontrar os ingredientes acesse o Netsabe. Nele estão os melhores comércios da sua cidade, dá para acompanhar os comentários dos usuários, o mapa do local e várias outras informações.

Ingredientes:
  • 01 litro de leite de vaca ou cabra
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural ou 2 de coalhada
  • Sal a gosto
  • Temperos: pimenta calabresa, zataar ou outros.
Preparo:

Ferva o leite e espere amornar (40 a 45 graus), adicione a coalhada e misture bem. Cubra com um pano de algodão e deixe descansar de um dia para o outro em completo repouso, sem movimentos com o recipiente. Ao final no período, o leite estará talhado, então esquente-o (sem deixar ferver) e transfira para um pano de algodão limpo, em cima de uma peneira, aperte a massa e mantenha escorrendo até o outro dia.

No próximo dia, o ariche já estará seco a ponto de sovar para conseguir liga entre os farelos (caso esteja muito seco, adicione um pouco de leite para conseguir a liga). É nesse momento que é adicionado o sal, sempre provando para não deixar salgado. Faça bolas grandes e cubra toda a superfície com o tempero de sua preferência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA