Celular espião | Será que meu telefone me escuta?

2
574

Você já deve ter reparado ou, provavelmente, ouviu alguém questionando sobre ter conversado pessoalmente com alguém sobre alguma empresa ou produto e, assim que abria o celular, recebia um anúncio sobre esse assunto. Será que existe um celular espião?

Além desse, existem vários outros relatos já compartilhados na internet.

Bruxaria?

Teoria da conspiração?

Não, tecnologia!

O QUE É

Trata-se, literalmente, do seu celular te ouvindo.

São as empresas de tecnologias que fazem parte dos seus aplicativos baixados tendo acesso a suas conversas, localização, câmera, etc.

VERDADE OU MITO

Bom, não é possível dar uma resposta completa nesse assunto. Te explico o porquê:

Como vimos, muitas pessoas já observaram esse comportamento de seus smartphones, inclusive, existem especialistas em segurança cibernética, a pedido da BBC, que atestam a possibilidade de acontecer.

Mas, as acusadas de utilizarem essas ferramentas negam que invadam a privacidade do usuário dessa maneira.

O QUE AS EMPRESAS FALAM

Diversos sites de notícias já entraram em contato com os principais acusados para saberem suas posições sobre a polêmica.

Google e Facebook negam que os Androids e usuários de Facebook e Instagram sofram essa quebra de privacidade, principalmente para fins lucrativos, como vender publicidade.

O Google ainda diz que apenas utiliza o histórico de seu usuário Android para melhorias em sua inteligência artificial, o Google Assistente.

A Apple não se pronunciou sobre o assunto.

SÓ CELULARES ESPIONAM?

Também já foram acusadas desse mesmo problema TVs e aparelhos de som que possuem microfones ativos o tempo todo.

Inclusive, em 2014 a fabricante de TVs Vizio foi processada por monitorar mais de 10 milhões de TVs e vender o conhecimento que adquiria dos seus clientes a partir dos hábitos observados.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA