Um café da manhã saudável

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Você sabia que o café da manhã é uma das principais refeições para quem quer manter uma dieta saudável?
Isso, mesmo!
É na primeira refeição do dia que conseguimos repor toda a energia que nosso corpo gasta durante a noite de sono, ela representa 20 a 25% das calorias que ingerimos diariamente. Com um bom café, o restante do seu dia tende a ter mais controle para as demais refeições, ou seja, evita aquela famosa “beliscada”.

Mas, o que comer?

Devemos focar e fazer uma composição de 4 grupos de vitaminas: B, D, A e C.

Vitamina B

Você pode encontrá-las em pães e cereais, mas prefira os integrais. Esses alimentos são importantes para repor nossa energia, durante a noite, todo o nosso organismo trabalha para que consigamos manter os batimentos cardíacos, a respiração e a circulação, gastando toda a energia consumida pela última refeição feita no dia anterior.

Então, está liberado:

  • Pão de forma integral;
  • Bolo simples (sem recheio e sem cobertura);
  • Biscoitos integrais (cerca de 5);
  • Torradas integrais;
  • Aveia;
  • Chia;
  • Granola;
  • Linhaça.

Vitamina D

Pra não deixar o pãozinho sem graça, vem os lácteos, ricos em vitamina D, contendo cálcio e fósforo, para fortificar os ossos. Mas não abuse, sempre prefira os desnatados, magros e lights, nos normais há muita gordura concentrada e é bom evitar.

Dessa forma, pode comer:

  • Iogurte desnatado;
  • Leite desnatado;
  • Café ou chá sem açúcar;
  • Queijo branco light;
  • Queijo prato light;
  • Ricota;
  • Chocolate quente proteico;
  • Cream cheese light;
  • Requeijão light;
  • Queijo cotage.

Vitamina A e C

Ficam com as frutinhas, sejam inteiras ou sucos. As frutas possuem carboidratos, minerais e fibras, além das vitaminas. Ideal para a composição do café e, também, para deixar aquele gostinho doce na boca. Batidas, amassadas ou em pedaços, cabem em todo lugar, veja como:

  • Suco de laranja;
  • Shake de Banana e maçã;
  • Creme de abacate;
  • Mamão + 1 colher de chia;
  • Geleias de frutas (sem açúcar);
  • Suco verde e suco vermelho;
  • Banana com canela;
  • Doce de abóbora;
  • Sanduíche de abacate com ovos.

Agora, é só ligar os pontos. Que tal preparar um pão integral, com queijo branco light derretido e um shake de banana?

Pão integral com queijo branco Shake de banana

 

 

 

 

 

 

 

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