Brasil é campeão em incidência de raios

0
194

Dia 22 de setembro começou a primavera, estação do ano que marca o fim do tempo seco trazido pelo inverno e o começo das datas chuvosas do verão, por consequência, aumenta os números de raios.

O Brasil, constantemente, é dado como o território que possui a maior incidência de raios do planeta, visto que possui uma das maiores áreas de florestas tropicais do mundo.

Por isso, é tempo de se preocupar com a segurança de casa e das empresas e verificar se as instalações elétricas e os para-raios estão em dia.

MÉDIA DE RAIOS

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat – Inpe), nos últimos seis anos foram em média 77,8 milhões de raios por ano em nosso país, sendo 2012 de maior pico (94,3 milhões).

Estudos finalizados recentemente da professora Rachel Albrecht do IAG-USP em parceria com a NASA indica que, apesar do maior volume de raios cair em território brasileiro, não possuímos um ponto de concentração do fenômeno.

A Venezuela e a República Democrática do Congo são um exemplo desse caso, como o lago venezuelano Maracaibo que lidera o ranking com uma média de 232 raios por km² e cerca de 3 milhões por ano.

ESTADOS MAIS AFETADOS

O Elat informou que o estado com a maior densidade de raios do Brasil é o Tocantins, são 17,1 raios por km², seguido por Amazonas e Acre (15,8), Maranhão (13,3) e Pará (12,4).

Mas, os que mais sofrem por conta das descargas elétricas estão na Região Sudeste. Cerca de 28% dos óbitos causados pelo fenômeno estão entre São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

COMO SE PROTEGER

Lembre-se que, em momentos de maior propensão de raios, não saia às ruas ou ambientes abertos, não se proteja embaixo de árvores ou utilize dispositivos ligados a tomadas.

Os locais seguros são: dentro de casas que possuam para-raios, dentro de carros ou abrigos subterrâneos (metrôs ou túneis).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA