Animais de estimação também “fumam” passivamente

0
952

Ter um bichinho de estimação é tudo de bom. Quem tem um cãozinho ou gatinho em casa, conhece os inúmeros benefícios que a convivência com eles traz para o lar. Mas quando um dos donos do animalzinho é fumante, isso pode prejudicar nossos amigos de quatro patas. É comprovado que fumantes passivos também sofrem com os males do cigarro e, por isso mesmo, alguns pais até evitam fumar perto de seus filhos. Mas, muitas vezes, os donos fumantes acabam se esquecendo dos seus companheirinhos animais.

gato cigarro

Ao inalar a fumaça do cigarro, cães e gatos, também são fumantes passivos e os efeitos disso são basicamente muito parecidos com o que acontece em humanos. As principais doenças que o animal pode adquirir são: bronquite crônica, dermatites alérgicas, conjuntivites e câncer de pulmão. Alguns desenvolvem, até mesmo, doenças crônicas e incuráveis. Os papagaios, inclusive, também são passíveis de se viciarem em nicotina!

Na conjuntivite, o animal irá apresentar olhos hiperêmicos, conjuntiva inflamada e, em casos severos, úlcera de córnea, devido ao prurido constante do animal. Já no caso da bronquite alérgica crônica, uma doença que evolui progressivamente, o proprietário nota tosse constante e cíclica, sensibilidade em traqueia, além de engasgo que pode ser comumente confundido com vômito.

dog cigarette

Já o câncer de pulmão acomete animais acima de 8 anos. Ele irá apresentar dispneia, cansaço fácil, tosse, engasgos e edema pulmonar. Nessa doença, os sintomas podem ser confundidos com uma pneumonia ou uma cardiopatia. O diagnóstico pode ser definido através da radiografia de tórax.

Se você é fumante e ama seus companheiros de estimação, considere parar de fumar! Mas, se ainda não estiver preparado para abandonar o vício, siga nossas dicas de como diminuir os riscos do cigarro ao seu bichinho:

  • Fume sempre longe de seus animais
  • Não fume em locais fechados junto com eles
  • Lave sempre as mãos após fumar, o resíduo de nicotina que fica nas mãos causa problemas de pele nos animais
  • Não espere o aparecimento de sintomas, mantenha as visitas ao veterinário sempre em dia

Para encontrar as clínicas veterinárias mais próximas de sua casa, basta clicar aqui para acessar a busca do Netsabe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA