Álcool ou Gasolina | Com qual devo abastecer?

0
442

Saber escolher entre álcool ou gasolina é uma dúvida recorrente pra quem possui carro flex – onde o motor tem reconhecimento eletrônico e consegue funcionar com os diferentes tipos de combustíveis.

Hoje, o Blog vai responder as principais dúvidas dos motoristas e explicar por que você deve optar por um dos dois.

RENDIMENTO

Uma das mais recorrentes dúvidas é quanto ao rendimento dos dois combustíveis.

Sim, o álcool e a gasolina possuem rendimentos diferentes.

Mas a regra dos 70% não é total verdadeira.

Devemos lembrar que cada carro flex possui sua própria calibragem, fazendo assim o rendimento mudar de carro para carro. Entretanto, a gasolina em todos esses casos rende mais que o álcool.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Nossa passagem pela Terra é breve, logo, a cada dia se torna mais importante descobrir meios que afetam menos o ambiente em que vivemos.

Mas, quando a questão é álcool x gasolina, esse ponto pode parecer irrelevante.

A dúvida surge pelo petróleo, matéria-prima da gasolina, ser um recurso finito e altamente poluente, mas o que poucas pessoas analisam é que, para produzir a cana-de-açúcar, recurso que origina o álcool, é preciso ter monoculturas em locais que seriam de matas verdes.

Quanto à emissão de gás carbônico pelos motores dos carros, não há indícios que o combustível natural afete menos que a gasolina.

Ou seja, para esse ponto, não há um mocinho ou vilão.

RECOMENDADO AO MOTOR

Existe a crendice que a cada cinco mil km rodados abastecidos frequentemente com álcool, é necessário que se troque e se abasteça com a gasolina para que limpe os resíduos do motor.

A história verdadeira não é bem assim.

O grande problema está no abastecimento com etanol adulterado, ele com o tempo forma uma goma dentro do tanque que só consegue ser dissolvido com gasolina.

Quanto às outras questões (manutenção, oxidação, impurezas, conservação) não é possível afirmar qual dos dois produtos são indicados, mas se a dúvida gira em torno da performance do motor, o álcool fornece mais torque (movimento de alavanca) e potência.

ECONOMICAMENTE VIÁVEL

Como falamos acima, a regra dos 70% não é totalmente fiel à realidade.

Para conseguirmos um resultado mais confiável, é preciso primeiro se certificar de como seu motor rende em cada combustível.

A resposta para essa questão pode ser encontrada em três locais diferentes: no computador de bordo, no manual do veículo, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular ou observando quanto seu carro rodou com x quantidade de combustível.

Quando descobrir o rendimento de cada um no seu motor, é hora de descobrir quantos % a gasolina é superior ao álcool. Para essa informação, divida o rendimento do etanol pelo rendimento da gasolina.

Agora, divida o preço do etanol pela gasolina e, se esteve valor estiver abaixo da porcentagem do rendimento, você deve escolher o álcool, mas se os valores forem iguais ou superior, a gasolina é sua melhor opção.

CHEQUE SEU MOTOR

Já pensou em fazer uma análise preventiva do seu veículo? É melhor descobrir e poder tratar os problemas do seu carro antes que eles aconteçam e possam piorar a situação.

Clique aqui e veja nossas dicas de oficinas para você, todas são de confiança e tratarão seu veículo com o mesmo zelo de dono.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA