Adicione PANC à sua dieta

0
306
O que são PANCs?

PANC é a sigla usada para designar as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Nesse grupo – que pode ser diferente a cada estado ou até mesmo cidade – estão as sementes, as raízes, as folhas, frutos, castanhas inteiras ou partes que são de difícil acesso ou descartadas por não terem reconhecimento de suas propriedades nutritivas.

Chamadas muitas vezes de “mato”, “daninhas” ou “pragas”, sendo acusadas de serem nocivas à saúde ou ao desenvolvimento da plantação, são deixadas de lado e arrancadas sem terem a chance de provar seu valor na dieta.

Quantas existem

Em um estudo feito, a maioria dos alimentos do mundo vem apenas de 20 espécies de plantas, sendo que existem, em estimativa, mais de 30 mil vegetais com partes comestíveis.

Por exemplo, você já pensou em refogar as folhas da batata-doce ou da abóbora? Fazer salada com as folhas e as flores do hibisco? E as do trevo, aquele que dá sorte? Essas são apenas algumas das plantas que tem partes que não são utilizadas ou que nunca foram incentivadas para se comer.
Na literatura

No livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil” escrito por Valdely Kinupp e Harri Lorenzi pela editora Plantarum foram listadas 351 espécies com nome, valores nutricionais e uso na culinária, mas a dica dos chefs que utilizam esse grupo de vegetais é simples, caso o alimento em questão se pareça com aquele que você tem costume de servir cru ou fazê-lo refogado, siga esse instinto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA